Muitas mulheres que nunca tiveram candidíase na vida se assustam ao começarem a desenvolver candidíase repetidamente durante a gravidez. Mas isso é comum? Há riscos para o bebê?

Em primeiro lugar, procure entender o que é a candidíase: a candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo de um fungo que habita o corpo de todo mundo. Esse fungo se alimenta de açúcar. Todas as pessoas, homens e mulheres, podem ter candidíase, em diversas partes do corpo, em qualquer época da vida. Essa é uma doença extremamente comum que não implica em maiores malefícios, na maioria dos casos, principalmente na gravidez.

A candidíase é muito comum na gravidez devido às alterações hormonais e presença de uma quantidade enorme de estrogênio no sangue e muco vaginal. o estrogênio faz com que o corpo lide de forma diferente com o açúcar obtido dos alimentos, tornando a glicose mais abundante e acessível no sangue - daí também uma das razões do ganho de peso durante a gravidez.

A candidíase não incorre em maiores problemas nem para a mãe, nem para o bebê. O bebê terá contato com a cândida após o nascimento de qualquer forma, já que a cândida é um fungo extremamente abundante (está na nossa pele, objetos, roupas, etc.). A presença de fungos no corpo, contudo, não implica em candidíase. A candidíase é a infecção causada quando há um crescimento além da conta da população do fungo em uma parte específica do corpo. Esse crescimento além da conta ocorre somente quando o corpo oferece as condições adequadas.

A candidíase em bebês é comum e isso geralmente não tem nada a ver com o fato da mãe ter ou não a doença. Bebês costumam ter sapinho (candidíase oral), pois além de sua imunidade ainda estar em processo de construção e fortalecimento, bebês colocam a mão na boca com frequência, além de objetos que podem conter o fungo. Isso não é sério e geralmente vai embora em alguns dias.

Para tratar a candidíase na gravidez, converse com seu médico. Não tome providências de automedicação nessa fase. Você pode também ajustar a sua alimentação. Alguns alimentos combatem a cândida naturalmente e podem ajudar a evitar novos episódios. Falamos mais sobre isso no site Candidíase Tem Cura.

Rosalia Wilson é nutricionista e escreve sobre saúde, nutrição e doenças relacionadas à imunidade, assim como deficiências e intolerâncias alimentares como a candidíase e a síndrome do intestino irritável. Rosalia é autora colaboradora do site Candidíase Tem Cura em http://www.candidiasetemcura.com