O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, começando às 13h, hora de Brasília. Mas no sábado nem todos os candidatos farão prova nesse horário. Isso porque os participantes adeptos de religiões que guardam o sábado, como os adventistas do sétimo dia, têm o direito de responder às provas em horário diferenciado.

Pessoas que guardam o sábado, conhecidas como “sabatistas”, não podem realizar qualquer tipo de atividade do pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-so-sol do sábado. Por essa razão, o Enem garante aos sabatistas o direito de fazer a prova a partir das 18h do sábado, que é quando o sol já se pôs. Pelo fato do Brasil possuir três fusos horários, ainda há a flexibilização do horário de início das provas conforme a hora local. Mas dessa vez a combinação de fuso horário com horário de verão está causando transtornos para os sabatistas de Rondônia.

Devido à diferença de fuso horário, o estado tem uma hora a menos em relação a Brasília. Essa diferença permanente é respeitada, e o exame está previsto para ser aplicado às 19h, hora de Brasília, que corresponde às 18h, hora local de Rondônia. Entretanto, o horário de verão, que vigora em Brasília até fevereiro de 2013, não é adotado em Rondônia, o que deixa a capital federal duas horas à frente. Desse modo, quando em Brasília são 19h, em Rondônia ainda são 17h, o que fará a prova dos sabatistas ser aplicada uma hora antes do que foi garantido no momento da inscrição. Por isso esses candidatos recorreram ao Ministério Público Federal de Rondônia (MPF-RO) pedindo para terem sua condição religiosa respeitada.

De acordo com o MPF-RO, a organização do Enem não levou em conta o fato de que nem todos os estados adotam o horário de verão. O órgão encaminhou hoje ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) uma recomendação na qual solicita que o horário de prova dos sabatistas seja alterado das 17h para as 18h, hora local. O MEC e o Inep têm 48 horas para responder se acatarão ou não a recomendação do MPF-RO. Caso a solicitação seja atendida, o exame começará às 18h em Rondônia, quando em Brasília já serão 20h.

Apesar de só começarem o exame a partir do início da noite, os sabatistas precisam chegar aos locais de prova no mesmo horário que os outros candidatos. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h, hora de Brasília. Quem vive em regiões com horário diferente do horário de Brasília deve estar atento, pois em alguns lugares os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h, e em outros (como é o caso de Rondônia) abrirão às 10 e fecharão às 11h. Os participantes sabatistas entram junto com os demais candidatos, mas são encaminhados a salas separadas, onde ficam sem comunicação e aguardam até o início da noite para começarem as provas. Eles têm direito ao mesmo tempo que os outros participantes para responder às provas no sábado: quatro horas e meia. No domingo, os sabatistas fazem as provas no horário normal.