Andréia da Silva Oliveira Santos
(Acadêmica do 1° termo de enfermagem da FUNEC-Santa Fé do Sul)

Um dos assuntos mais polêmicos que tem perturbado os jovens de hoje em dia, as doenças sexualmente transmissíveis é, e sempre serão assuntos que causam conflitos entre igreja, governo, e sociedade, os três maiores poderes. Tem como objetivo mostrar o que são, como é provocados e quais os tratamento.
O cancro mole, é uma doença muito dolorosa e não ameniza no aspecto visual, abre feridas nos órgãos genitais e deixa marcas eternas e graves seqüelas. Mas ao contrario da gonorréia também chamada de blenorragia, a maneira com que o cancro mole age faz com que a pessoa procure o médico rapidamente. (SOUZA, 2002).
Semelhante ao cancro da síflis primaria, o cancro mole é provocado pela bactéria haemophilus ducrey. Ao lado do granuloma inguinal e do linfogranuloma, é doença de alta incidência nos tópicos. O período de encubação varia de três a cinco dias, após os quais surgem feridas muito dolorosas nos órgãos genitais, acompanhadas de íngua nas virilhas. (FERREIRA, 2000).
O tratamento a base de tetracilinas, deve ser feita pelo casal. (BATISTA, 2003).
Conclui-se que a doença sexualmente transmissível parece estar sendo amenizada, há alguns anos atrás essa doença preocupava muito a sociedade, mas parece que tudo esta se resolvendo, o cancro mole é uma doença que não parece desaparecer, muitas vezes por negligencia dos próprios participantes do ato sexual, é uma doença de fácil tratamento se for levada ao medico aos primeiros sintomas.


REFERÊNCIAS:

SOUZA, Francisco. Disponível em doençasexualmentetransmissível/cancromole.em 15 de junho de 2009.
FERREIRA, Sebastião. Disponível em doençasexualmentetransmissivel/provocadas em 15 de junho de 2009.
BATISTA, João. Disponível em doençasexualmentetransmisivel/tratamento em 15 de junho de 2009.