Câncer prostático

*Priscila Rayene Silva Alves

*Tamilles Ferreira Gomes

** Thea Nobre

** Cláudia Silva Lana

*Aluna do curso de Biomedicina da Universidade Presidente Antonio Carlos – Campus Ipatinga.

** Orientadora e docente do curso de Biomedicina da Universidade Presidente Antônio Carlos – Campus Ipatinga.

RESUMO

O câncer prostático é uma neoplasia maligna formada pela proliferação de células epiteliais dos ácinos ou dos ductos prostáticos ou ambos, dificilmente acontece o comprometimento da uretra e quando isso ocorre é após a hiperplasia nodular, o que dificulta ao paciente a percepção da doença, permanecendo assintomática, por isso a necessidade de exames periódicos, principalmente em homens com mais de 50 anos.

Não se sabe a causa da neoplasia, mas sabe-se que idade avançada, obesidade, hereditariedade, colesterol elevado, alimentação rica em carnes vermelhas e gorduras são fatores que influenciam o aparecimento do carcinoma.

O toque retal ainda é um método muito utilizado e importante para o diagnóstico do câncer de próstata, sendo acompanhado de exames laboratoriais, como a dosagem de antígeno específico da próstata (PSA), sendo que os valores séricos do PSA aumentam de forma proporcional ao tamanho do câncer, mas aumentam também com a idade, devendo assim sempre considerar a idade do paciente.

PALAVRAS CHAVE

Câncer. Próstata. PSA.Toque retal.

Abstract

Prostrate cancer is a malignant tumor formed by the proliferation of outer cells of the acinos or of the prostate duct or both. The urethra is is hardly ever jeopardized and when this happens it is after a hypernode, which makes itdifficult for the patient to notice the disease which remains without synptus. That is why it is necessary to have periodic test especially for men over 50 years of age.

The cause of the tumor is unteuivon, but one knows that advanced age, obesity, heredity, high leveld of cholesterol eating lots of red and meat are factories that influence the cancer's appearance.

The rectal touch is still an after-used and importat method for the diagnosis of prostate cancer, being accompanied by laboratoral exams, like the dosage of specific antigen of the prostate(PSA). The serious values of PSA increase proporcionally to the size of the cancer, but also increase with age, making it always necessary to consider the patient's age.

Key words: Cancer, Prostate, PSA, Rectal touch.

Introdução

A próstata está presente apenas no homem, sua principal função é a produção de parte do líquido seminal, e está localizada na parte anterior ao reto e abaixo da bexiga, sendo dividida anatomicamente em lobos laterais, médio, posterior e anterior, sendo que no adulto não é possível visualizar essa divisão por falta dos feixes de tecido conjuntivo para delimitar cada lobo. A próstata pode ainda ser dividida em grupos glandulares internos e externos, essas glândulas prostáticas são formadas por ductos excretores e por ácinos, e segundo Athanase Billis (2006) pode ser dividida em zonas: zona de transição, que corresponde à região que envolve a uretra proximal; a zona central, correspondente à porção que acompanha os ductos ejaculatórios e zona periférica, parte que envolve a uretra distal que corresponde a região apical da próstata."

O câncer de próstata é uma neoplasia maligna formada pela proliferação de células epiteliais dos ácinos ou dos ductos prostáticos ou ainda de ambos. Na maioria dos casos essa neoplasia surge no lobo posterior, nas glândulas externas presentes na chamada zona periférica. Por esse motivo dificilmente acontece o comprometimento da uretra e quando isso ocorre é após a hiperplasia nodular, o que dificulta ao paciente a percepção da doença, que permanece assintomática.

FATORES DE RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

As causas específicas para o aparecimento do câncer de próstata são desconhecidas, porém existem alguns fatores que influenciam o desenvolvimento da neoplasia como a idade avançada, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam após os 50 anos. Outros fatores: hereditariedade, obesidade, colesterol elevado, alimentação rica em gorduras e carnes vermelhas.

Segundo o INCA (2009) está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

caracteristicas DO CÂNCER De PRÓSTATA

O câncer de próstata é considerado a neoplasia mais comum no homem, e por questão cultural tem sido diagnosticado com retardo. Segundo Paulo de Almeida Rocha (ca.2007) "os tumores da próstata só produzem manifestações clínicas quando a neoplasia atinge a cápsula prostática, ou seja, quando a doença já se apresenta relativamente avançada". Nas fases iniciais o tumor só pode ser identificado através de exames clínicos de rotina, o que justifica a realização do toque retal anual em todo o homem com mais de 50 anos de idade.

Quando o carcinoma não é detectado na fase inicial pode ocorrer metástase óssea, atingindo principalmente ossos do quadril, acometendo também os rins, supra-renais, fígado e pulmões.

O câncer prostático é dividido em quatro estágios (A,B,C,D) como mostra o esquema abaixo:

ESQUEMA 1: Estágios do câncer prostático

FONTE: Robbins, Cotran Kumar , 2000, Pág. 925

O estágio A: tumor microscópico, clinicamente impalpável. Estágio B: tumor macroscópico, palpável. Estágio C: tumor com extensão extracapsular mas ainda clinicamente localizado. Estágio D; tumor metastático

Diagnóstico DO CÂNCER DE PRÓSTATA

1 DIAGNÓSTICO CLÍNICO

O toque retal permite que o carcinoma seja palpável, como um nódulo endurecido, sendo ainda considerada a forma mais eficaz de se diagnosticar o carcinoma visto que segundo Paulo de Almeida Rocha (ca.2007) o exame possui uma sensibilidade de 67% a 69% (chance do exame ser positivo em caso da doença) e sua especificidade de 89% a 97% (chance de se encontrar câncer quando o exame é positivo). O diagnóstico pode ser confirmado pela ultrassonografia transretal.

2 DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

O antígeno específico da próstata (PSA) que é uma glicoproteína presente no soro, e é produzido pelas células epiteliais das glândulas prostática cuja função é de liquefação do sêmen, a sua dosagem é usada para a identificação de alguma neoplasia na próstata sendo que os valores séricos do PSA aumentam de forma proporcional ao tamanho do câncer. Estes valores aumentam também com a idade, já que a testosterona estimula a produção de PSA e o crescimento da próstata, sendo assim deve-se levar em consideração a idade do paciente no momento da avaliação desta dosagem.

Se ao realizar o toque retal, for palpável o carcinoma e os níveis séricos de PSA estiverem elevados para a idade do paciente deve-se realizar uma biopsia auxiliada por ultrassonografia a fim de fazer uma analise histológica da amostra, onde no caso de câncer será possível visualizar pequenos ácinos que infiltram difusamente o estroma, sendo os núcleos das células neoplásicas vesiculosas e com nucléolos evidentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O câncer prostático é uma doença silenciosa e destrutiva, porém é possível fazer o diagnóstico precoce, desde que seja feito um acompanhamento médico constante e exames clínicos e laboratoriais com frequência, principalmente em homens com mais de 40 anos. Quando o carcinoma é detectado ainda na fase inicial evitasse complicações como a metástase óssea e acometimento de alguns órgãos.

 

REFERÊNCIA:

Almeida, Fernando. Câncer de próstata [s.1.]: Net,[200-]. Disponível em: <http://www.cancerdeprostata.med.br/>. Acesso em:18. set

Antígeno prostático específico [s.1.]: Net, [200-]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADgeno_prost%C3%A1tico_espec%C3%ADfico. Acesso em: 15.set

BILLIS, Athanase. Sistema genital masculino. In: Bogliolo, Luigi et. al. Patologia. 7.ed. São Paulo : Guanabara Koogan, 2006. Cap.18.

Fuganti, Paulo Emílio. Dieta e câncer da próstata: aspectos atuais relacionados à quimioprevenção [São Paulo]: Net: .Disponível em: <http://www.cibersaude.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2213>. Acesso em: 18.set

GAROFOLO, Adriana et al . Dieta e câncer: um enfoque epidemiológico.Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 17,  n. 4, Dec.  2004 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000400009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  10.out.  2009

Instituto nacional do câncer. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=339>. Acesso em: 18. set.

Robbins, Cotran Kumar , Patologia estrutural e funcional. São Paulo. Guanabara Koogan, 2000.

Rocha, Paulo de Almeida. Anatomia e função [s.1.]: Net, ca.2006. Disponível em:< http://www.uro.com.br/prostexto.htm> Acesso em: 15. set

Simone, Joseph V. Oncologia. In: Tratado de Medicina. 21. ed. São Paulo. Guanabara Koogan, 2001. p.1144.