Autor: José Patrocínio de Souza

Câncer o mal do século

 

Palavras – Chave: Câncer, Sofrimento, Diagnóstico.

 

O que é câncer? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) células que invadem os tecidos e órgãos, podendo assim espalhar-se ( metástase) para outras regiões do corpo.

Causas: Para esta pergunta tão comum diante do diagnostico de um câncer já começam a surgir algumas respostas esclarecedoras.Todo câncer surge pela combinação de fatores ambientais, estilo de vida e predisposição genéticas. As causas de câncer são variadas, podem ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.

Causas externas: estão relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios e social e cultural.

Causas internas: São na sua maioria das vezes geneticamente predeterminadas, estão ligadas á capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Estes fatores causais podem interagir de varias formas, aumentando assim a probabilidade de transformações malignas nas células mortais.

Quando uma pessoa é diagnóstica como sendo portadora de câncer, provavelmente ela sente um grande impacto, este impacto quem sofre também é os familiares e parentes e amigos, principalmente aqueles mais próximos, ou seja: Toda família é acometida por uma espécie de “SINDROME DO CÂNCER”.

Neste momento todos se lembram de alguém, saudável e alegre, que após um diagnostico de câncer faleceu a meio a muito sofrimento e dor. Embora seja a morte a nossa única certeza, ninguém se sente confortável falando sobre ela e de nunca se estar preparado para enfrenta – la. Na verdade o câncer, ainda constitui um tabu, sendo esta palavra pronunciada á meia- voz ou através dos mais diversos pseudônimos como “CA”, tumor maligno, ou aquela doença, e o paciente é sempre poupado de ouvi-la para que seja evitado maior constrangimento. Existem vários outros fatores que atormentam as vidas de muita gente, um deles é o fator surpresa, lembrando que a falta de sintomas iniciais pode acarretar um diagnostico tardio que em diversos casos inviabiliza a sua cura, embora existam historias de recuperações inacreditáveis.

Entre as características das células cancerígenas estão à imortalidade e a possibilidade de produzir metástases, o que da ao câncer seu caráter letal. O câncer é visto por alguns cientistas como consequência de um processo caótico, ou seja, uma combinação das leis de MORPHY e DARWIN: o que pode dar errado Dará, e em um ambiente competitivo, o mais adaptado célula maligna sobrevive e prospera.

O fato de saber que os próprios cientistas não tem um controle do câncer isso, só contribui para maiores pesadelos de algumas pessoas principalmente portadores ou não estas pessoas tem medo de contrair esta doença agressiva, mutilante de alto grau de mortalidade e de evolução imprevisível.

Felizmente a cada dia cientistas do mundo todo, conseguem mapear os genes das células malignas, acenando com renovadas esperanças de controle da doença, conforme se pode perceber nas noticias surgidas a cada hora e a cada dia.

DIAGNÓSTICO.

A suspeita de câncer provoca enormes ansiedades. A mais grave, no entanto, é que confirmação do diagnostico é geralmente transmitida de forma inadequada por profissionais que não estão preparados para da a noticia. Dificilmente há uma preparação psicológica a fim de amenizar o impacto provocado por esta noticia tão impactante. O diagnostico do câncer tem o poder de transformar o cotidiano e em geral provoca reflexões e mudanças na vida do paciente. Algumas pessoas modificam seus hábitos de vida passam a rever conceitos e valores, crenças, e sobretudo comportamentos e atitudes, onde promovem uma revolta em suas vidas.

O portador passa logo associar a doença como sendo um “caminho sem voltas”, a morte melhor assim dizer.

Não podemos esquecer que muitas pessoas, sobrevivem á “sentença de morte” e seguem vivendo em boas condições de vida apesar de terem ouvido que teriam poucos meses de vida. Outras, no entanto, por motivos inexplicáveis têm uma sobrevivência menor mesmo sendo consideradas curadas.

O câncer é uma doença tão inexplicável que, paradoxalmente, tem um grande poder agressivo de suas vitimas. Adultos jovens, devido á complicações e metástases que pessoas idosas, cuja atividade hormonal já se encontra em declínio.

Um prognóstico otimista não afasta a possibilidade de recidivas ou metástases, por outro lado um mau prognostico não significa uma sentença de morte, constituindo este o grande mistério do “CÂNCER”, para desespero dos médicos e pesquisadores.

“Um dia a ciência ira responder definitivamente o que causa o câncer. Será provavelmente uma resposta bastante complicada, que irá nos obrigar a transferir nossas esperanças das drogas que curam para medicamentos preventivos, ou a químio prevenção”.

DEPRESSÃO PÓS- CÂNCER

Depois do terremoto emocional do diagnóstico e de tomar consciência da doença, vem à fase mais difícil, se é que existe alguma coisa mais fácil nesta jornada. É como um pesadelo do qual o paciente espera em vão concordar.

É neste período, que não raro, surgem questionários e crises existenciais e por fim a depressão, da qual muitos só se recuperam depois de longo tempo e com a ajuda de profissionais e medicamentos.

Dentre os sintomas estão: Sensação de vazio, tristeza, apatia e sofrimento interior intenso, a depressão.

A depressão por ser invisível, algumas pessoas não consegue entender o pós – diagnóstico. E passam a sugerir coisas muito rotineiras, como viajar, ir às compras, participar mais da vida social e outras coisas do imaginário, onde o paciente nesta fase está mais isolado e pensativo e seus dias parecem não ter fim.

REPENSANDO A VIDA

Superados os momentos traumáticos e ainda com sequelas físicas e psicológicas da doença vem o tratamento, as incertezas e os questionamentos inevitáveis. Muitos passam a observar e entender melhor o significado de coisas, valorizando principalmente os aspectos não materiais o SER, ficando em segundo plano os aspectos matérias o TER.

De certa forma todos estes comportamentos fazem parte do processo de adaptação ás diversidades e limitações que a doença acarreta. Entretanto, mesmo com grande esforço, não é fácil para o paciente sair da crise, e é nesta hora que a ajuda de bons profissionais da área da psico-oncologia se torna importante na vida destas pessoas.

Mensagem.

Um diagnóstico de câncer assemelha-se a uma “bomba psicológica, e morte” e seu efeito devastador atinge não apenas o paciente, mais toda a sua família e amigos.

Passado o primeiro impacto, é preciso superar ainda uma estressante ciranda de médicos hospitais, cirurgias, quimioterapias, radioterapia, além de exames e medicamentos e sem esquecer seus efeitos colaterais, físicos e psicológicos emocionais e financeiros, que variam da queda de cabelo e abaixo- autoestima.

Infelizmente, isso não é tudo é uma nova batalha que deverá ser enfrentada: O importante nesta luta é não se deixar abater, pois a vida continua com o câncer e apesar dele. Tenha Fé, acredite em Deus, tudo vai dar certo.

 

José Patrocínio de Souza

_________Especialista em Docência do Ensino Superior