O pênis é o órgão sexual masculino. Em sua extremidade existe uma região mais volumosa chamada glande ("cabeça" do pênis), que é coberta por uma pele fina e elástica, denominada prepúcio.

O câncer que atinge o pênis está muito ligado às condições de higiene íntima do indivíduo, sendo o estreitamento do prepúcio (fimose) um fator predisponente.

O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, muito embora tumores malignos do pênis possam ser encontrados em indivíduos jovens. Está  relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a indivíduos não circuncidados.  .

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste do que nas regiões Sul e Sudeste.

SINTOMAS:


Uma ferida persistente ou uma tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis. Pode também ocorrer uma secreção branca e ínguas na virilha

FATORES DE RISCO:

Homens que não foram operados de fimose, pouca higienização local e a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha.

PREVENÇÃO:

Para prevenir o câncer de pênis é necessária uma limpeza diária com água e sabão. É fundamental a educação de uma boa higiene a partir da idade escolar em crianças pequenas.

 A cirurgia de fimose é uma operação simples e rápida, que não necessita de internação. Esta operação, chamada circuncisão, é normalmente realizada na infância. Tanto o homem circuncidado como o não-circuncidado reduz as chances de desenvolver este tipo de câncer com bons hábitos de higiene. É importante, ao fazer a higiene íntima, realizar o auto-exame do pênis.


DIAGNÓSTICO:

Cerca de mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura.

TRATAMENTO:

O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais freqüentemente realizado para controle local da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que trazem conseqüências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS:

Em se tratando de um órgão do sexo masculino, o paciente pode vir a sofrer com algum tipo de estigma com relação à sua masculinidade e mesmo à sua procriação, o que lhe acarretará um prejuízo. Quanto antes detectado e tratado o tumor, melhor será o prognóstico. Aspectos como humor deprimido, fantasias, negação, ansiedade, frustração, etc.podem fazer parte do quadro psico-organico geral. Aspectos de fertilidade, impotência, etc.fazem o paciente se isolar e permanecer indiferente às ocorrências a seu redor.

Fonte:Inca

Suely Bischoff Machado de [email protected]

Psicóloga CRP06/8495

Pós-graduada pelo hospital do câncer A.C.Camargo