A pele é o maior órgão do corpo humano. É dividida em DUAS CAMADAS: uma externa, a EPIDERME, e outra interna, a DERME. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco, principalmente à EXPOSIÇÃO AOS RAIOS ULTRAVIOLETAS DO SOL

Câncer  de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.

Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer),os  mais freqüentes   são: CARCINOMA BASOCELULAR (CBC), que ocorre em regiões onde se têm pêlos, é menos agressivo e é  responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele. O CARCINOMA EPIDERMÓIDE  com 25% dos casos e o MELANOMA(o pior), detectado em 4% dos pacientes.

Suely B. M. de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad. Pelo Hosp. Do Câncer  A.C.Camargo