CÂNCER DA TIREÓIDE /CABEÇA E PESCOÇO

A tireóide é uma  glândula em forma de H logo abaixo do pomo de adão saliente nos homens.O câncer da tireóide,de crescimento lento, pode ser considerado o mais comum da região da cabeça e pescoço e é três vezes mais freqüente no sexo feminino. A média de idade ao diagnóstico é de 45 a 50 anos, e em crianças e adolescentes esse é o terceiro tumor sólido mais freqüente.
SINTOMAS:

Nódulos na tireóide são muito comuns especialmente em mulheres jovens e de cada 20, apenas um é maligno. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço ou história familiar de câncer da tireóide, é mais suspeita. A presença de tumores pode ser verificada pelo paciente por meio do AUTO -EXAME.Para realiza-lo basta um espelho e um copo com água.Deve-se olhar para o espelho e inclinar a cabeça para trás a fim de ver melhor a região do pescoço.Engole-se um pouco de água e observa-se a tireóide subir e descer.Assim, deve-se observar se há algum nódulo como um caroço nela.

FATORES DE RISCO: A história de irradiação do pescoço, mesmo em baixas doses, assim como a ocorrência de câncer da tireóide na família, podem ser considerados fatores de risco para o câncer da tireóide.
TRATAMENTO: O tratamento do câncer da tireóide  vai depender do exame do material colhido,e quanto menor o nódulo,mais simples a cirurgia ,podendo-se obter altos índices de cura .
O tratamento dos CARCINOMAS bem diferenciados (CARCINOMA PAPILÍFERO com 80% dos tumores e ocorre dos 20 aos 50 anos de idade, e tem um melhor prognóstico; E CARCINOMA FOLICULAR  com 15% dos tumores e ocorre dos 40 aos 50 anos de idade) depende dos fatores de risco, que indicarão a extensão da cirurgia e a necessidade da complementação terapêutica com o IODO RADIOATIVO. Já os outros tumores malignos da tireóide, deverão ser tratados com a tireoidectomia total.
PREVENÇÃO: a prevenção do câncer de tireóide está restrita às pessoas que trabalham com fontes radioativas,como técnicos de raios x.Na Europa,por exemplo, após o acidente nuclear de Chernobyl em 1986, houve uma elevação dos casos de câncer da tireóide.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS:Sabemos que os estados emocionais do paciente podem interferir em sua aderência ao tratamento e consequentemente em seu prognóstico. Pacientes com humor deprimido tendem a seguir de forma inadequada as orientações médicas e psicológicas e a assimilarem de forma incompleta o que está sendo orientado.

Suely Bischoff Machado de Oliveira  /   [email protected]

Psicóloga CRP 06/8495

Psicóloga hospitalar/Psico oncologista  pelo hosp.do câncer A.C.Camargo