O câncer é uma doença degenerativa crônica, que deve ser tratada ao longo da vida do paciente,investigando-se recidivas e metástases. O câncer de RETO(parte final do intestino) é mais comum entre os homens,ao passo que o câncer de CÓLON ou intestino grosso afeta homens e mulheres .Éuma doença tratável e freqüentemente curável quando localizada no intestino (sem extensão para outros órgãos).

FATORES DE RISCO:Idade acima de 40anos; tabagismo, alcoolismo, história familiar de câncer de cólon e reto; história pessoal pregressa de câncer de ovário, endométrio ou mama; dieta com alto conteúdo de gordura, carne e baixo teor de cálcio; obesidade e sedentarismo. Também a retocolite ulcerativa crônica(inflamação crônica do intestino grosso) e Doença de Cronh(doença crônica inflamatória intestinal ), algumas condições hereditárias (Polipose Adenomatosa Familiar (FAP)e Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose (HNPCC).

PREVENÇÃO:Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio,  e pobre em gorduras,e a prática de exercícios físicos. Pessoas com mais de 40 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes.

SINTOMAS : Indivíduos acima de 40 anos com anemia ,dor e desconforto abdominal, massa abdominal, náuseas,vômitos,melena(fezes pastosas,de cheiro fétido e de cor do piche),fraqueza,tenesmo(sensação dolorosa de evacuar) ,sangramentos na evacuação, mudança no hábito intestinal, por exemplo:intestinos que funcionam bem,diariamente e de repente ficam desregulados, diarréias diárias ouconstipação.

DIAGNÓSTICO:A utilização do toqueretal ,a retossigmoidoscopia,e a colonoscopia Uma característica importante no desenvolvimento do CCR é que uma lesão precursora do câncer chamada PÓLIPO, demora alguns anos para se transformar, o que é tempo suficiente para sua remoção antes da transformação.De acordo com o Hospital A.C.Camargo ,pacientes após os 40 anos de idade, com risco elevado,mas sem história familiar,devem realizar a colonoscopia a cada 5 anos .

TRATAMENTO:A cirurgia , retirando a parte do intestino afetada e os linfonodos próximos a esta região. Muitos tumores do reto são tratados com cirurgias que PRESERVAM O ESFINCTER ANAL, através da utilização dos GRAMPEADORES , evitando assim as COLOSTOMIAS(abertura na parede abdominal por onde passam a ser eliminados os gases e as fezes)e o uso de bolsas coletoras.A radioterapia associada ou não à quimioterapia é utilizada para diminuir a possibilidade da volta do tumor (RECIDIVA) Quando a doença está disseminada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura diminuem.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS: É comum o paciente mostrar um humor deprimido,frustração,impotência,baixa auto estima, ideação suicida,fantasias,medo,desconfiança,sensação de punição,agressividade,prejuízos na imagem corporal,problemas dermatológicos alérgicos ,isolamento social, problemas nutricionais, etc...Existem grupos de apoio ao portador de colostomias,que funcionam de modo a ressignificar o novo estilo de vida para o paciente.

Suely Bischoff Machado de Oliveira /Psicóloga
CRP 06/8495
[email protected]
Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo