O Campeonato Brasileiro 2012 chega a sua décima edição por pontos corridos.
Tirando esses 10 anos, na história do Brasileirão, com sua primeira edição em 1971, nunca uma fórmula havia sido repetida.

Em 2003, quando os pontos corridos passaram a ser adotados. Muito se questionava: faltaria interesse? Haveria competitividade? Haveria emoção? O público ia comprar a ideia? Este ano, já na edição de número 10 no mesmo sistema, a fórmula parece está consolidada.

Emoção não tem faltado, o campeonato brasileiro ganhou status de mais competitivo do mundo. De 2008 a 2011 o campeão só foi conhecido nas últimas rodadas. Além disso, há a luta contra o rebaixamento, agonizante principalmente em se tratando de times considerados grandes. Um exemplo mítico foi o do Fluminense em 2009. De time rebaixado, recuperou-se de forma surpreendente, permanecendo na série A e de quebra foi o campeão no ano seguinte.

Em dez anos, três times destacaram-se no modelo pontos corridos. Evidente que o São Paulo com seu tricampeonato (2006,2007 e 2008) e o Santos de Robinho, em 2004, fizeram história. Mas o cruzeiro em 2003 foi imbatível, o time dos 100 pontos e 102 gols, além do brasileirão levantou o caneco do estadual e da copa do Brasil. Sob o comando de Luxemburgo o timaço, que tinha Alex em sua melhor fase, foi um dos poucos a conseguir a tríplice coroa.

Além do troféu final, as 20 equipes que disputam a série A podem ser premiadas caso sejam as melhores nos turnos. Os troféus Osmar Santos e João Saldanha são entregues as equipes que obtiverem melhor desempenho no primeiro e segundo turno, respectivamente.

O maior artilheiro da era pontos corridos é Paulo Baier com 91 gols, seguido de Washington com 82.

Há ainda discussões quanto a formula do Brasileirão. Os que se mostram a favor afirmam que é a mais justa, porque premia aquele que se mantém na frente da tabela durante o longo campeonato. Os que são contra alegam a falta de jogos mais emocionantes do tipo mata-mata.