Os meios de comunicação teriam como função social o papel de informar, entreter e educar a população. Entretanto, observa-se que esta não era a real intenção quando eles foram criados.

Como a maior parte da população mundial tem acesso aos meios midiáticos, eles exercem uma enorme influência na forma de pensar, principalmente naqueles que não tiveram o acesso adequado ao ensino.

Dessa forma, a mídia faz com que a população veja as coisas de maneira distorcida, não apresentando a verdade de todos os fatos, mantendo a população alienada, acreditando apenas naquilo que lhes são expostos.

Atualmente, temos visto a mídia divulgar vários discursos de ódio gratuito, fazendo com que aquela população totalmente alienada, propaguem esses discursos, cometendo diversos equívocos e discriminações em face daqueles que são contra esses discursos.

Porém, não é apenas agora que a mídia desenvolve esse papel. Na época da ditadura, vários meios midiáticos foram criados com o intuito de divulga-la como algo bom para a população, fazendo com que grande parte dos brasileiros apoiasse o regime militar e tivessem raiva daqueles que eram contra.

Esses discursos divulgados pela mídia geram consequências inumeráveis, pois ao invés de educarem, informarem e entreterem a população com coisas realmente relevantes e verdadeiras, elas dizimam enormes campanhas de ódio capazes de mudarem totalmente a versão de um fato, causando um verdadeiro caos na sociedade.

Portanto, existe uma enorme necessidade de se reestruturar os meios midiáticos, para que eles de fato divulguem apenas noticias e fatos que correspondam a realidade do país, além de transmitirem coisas que eduque e entretenha a população brasileira, de acordo com a época em que vivemos.