O Natal se aproxima e as crianças logo lembram do Papai Noel e dos presentes que gostariam que ele trouxesse neste ano. Para as crianças que têm pais ou responsáveis que podem atender esses desejos e fazer parecer que foi obra do bom velhinho, a fantasia se concretiza. Para outras sem a mesma sorte, o presente não chega.

Foi pensando nessas crianças que, há 23 anos, funcionários dos Correios, por conta própria, começaram a adotar cartinhas endereçadas ao Papai Noel. A iniciativa dos funcionários que compreendiam o significado dos sonhos de Natal das crianças mais carentes  transformou-se em compromisso da empresa e hoje é parte das ações de Responsabilidade Social dela. É a tão conhecida campanha “Papai Noel dos Correios”. A ação tem como objetivo atender aos pedidos de Natal de crianças de até 10 anos, que escrevem cartas contando o que desejam ganhar no Natal. São priorizadas as cartas enviadas por crianças em situação de vulnerabilidade social, como as moradoras de comunidades carentes e abrigos, e as alunas de creches e escolas públicas. Os pedidos são atendidos na medida do possível.

As agências dos Correios participantes da campanha recebem as cartas que serão lidas e cadastradas para apadrinhamento. Para dar conta do trabalho, a empresa conta com voluntários que atuam como “ajudantes” do Papai Noel e com os cidadãos em geral que queiram apadrinhar uma carta.

Os ajudantes do papai Noel têm a responsabilidade de ler, selecionar, cadastrar e responder as cartinhas. No ano passado, cerca de 4 mil voluntários dedicaram seu tempo à causa, e neste ano a expectativa é de que um número ainda maior de pessoas se ofereça para ajudar no processo.

As cartas com pedidos viáveis são cadastradas e podem ser lidas em postos dos Correios participantes da campanha. Neles, qualquer pessoa interessada em ser o Papai Noel de uma criança pode escolher na hora a carta que deseja apadrinhar e depois levar o presente nos postos de entrega divulgados pelos Correios. Os pedidos mais comuns são brinquedos, roupas, sapatos e material escolar, mas há outros mais complicados de atender, como pedidos de emprego para os pais, por exemplo. Mesmo quem não tem seu pedido atendido recebe uma resposta do bom velhinho. Nos últimos três anos, mais de quatro milhões de cartas foram recebidas pelos Correios.

Além de realizar os sonhos de milhões de crianças em todo o Brasil, a campanha alinha-se com um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas): o da “Educação básica de qualidade para todos”. A contribuição da campanha para que esse objetivo seja alcançado é o estímulo à redação e ao aprendizado de como endereçar cartas e utilizar o CEP e o selo postal. O incentivo ao voluntariado na sociedade também é um ponto que merece ser destacado.

Os interessados em atuar como ajudante do Papai Noel podem obter informações sobre o recrutamento na página oficial da empresa (www.correios.com.br) ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades). Já quem deseja apadrinhar uma cartinha deve se dirigir a um posto participante da campanha para escolher a sua e estar atento para entregar o presente aos Correios no prazo determinado, para que ele seja enviado à criança sem nenhum custo para o padrinho. O período de recebimento de cartas de crianças, apadrinhamento e entrega dos presentes varia de um estado para o outro. Consulte o seu estado na página www.correios.com.br/papainoelcorreios2012 para conhecer esses prazos.