No mês de fevereiro de 2000, a Secretaria de Estado da Justiça e de Direitos Humanos (SEJDH) solicitou ao curso de Psicologia da Faculda­de de Ciências Humanas do Centro Universitário da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) auxílio para o planejamento e operacionali-zação do II Simpósio sobre DST/ AIDS em Populações Carcerárias de Minas Gerais.

Na ocasião, a FCH/FUMEC, atra­vés de trabalhos junto a grupos de alta vulnerabilidade (profissionais do sexo) e a outros grupos institucionais, desenvolvidos pelo programa de es­tágio denominado HlVida, possuía grande know-how na área de pre­venção e assistência a portadores de DST/AIDS.

Após a constituição de um grupo de estudo e em conjunto com nos­sos parceiros, iniciamos o planeja­mento do seminário. Foram coloca­dos a nossa disposição: os dados estatísticos e epidemiológicos, a si­tuação dos programas de prevenção existentes no ambiente carcerário e, ainda, aqueles oferecidos pela Secre­taria Estadual de Saúde (SÉS) e pelo Ministério da Saúde.

OII Simpósio sobre DST/AIDS em Populações Carcerárias de Minas Gerais realizou-se na cidade de Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de mar­ço de 2000, nas dependências da Fundação João Pinheiro.

Os eixos centrais das palestras e debates realizados no evento retrata­ram as temáticas relativas a DST/ AIDS, Tuberculose e Hanseníase. As temáticas abordadas deram continuidade aos conteúdos programáti-cos vinculados no l Simpósio sobre DST/AIDS em Populações Carcerári­as de Minas Gerais e aos conteúdos da reunião realizada pela Coordena­ção Nacional de DST/AIDS, em Bra­sília, com os diretores clínicos de to­dos os Sistemas Penitenciários dos Estados da Federação.

Desta feita, foram enfocados os seguintes aspectos:

• Adoção de políticas eficazes de pre­venção;

•  Realização do diagnóstico epide-miológico na população carcerária;

• Ampliação da política assistencial aos portadores de HlVjá implantada no sistema penitenciário a toda a massa carcerária do Estado de Mi­nas Gerais;

•  Sensibilização e capacitação do corpo funcional das áreas de Geren­ciamento Administrativo e Saúde dos diversos estabelecimentos carcerári­os para o manejo dessas modalida­des de doença;

•  Levantamento das necessidades materiais, pedagógicas e de recursos humanos dos diversos estabeleci­mentos penitenciários para a consti­tuição de um programa único de pre­venção e assistência.

O evento contou com a participa­ção de diretores e do corpo clínico dos dezesseis estabelecimentos peniten­ciários gerenciados pela SEJDH, de delegados de polícia e técnicos do corpo clínico da Secretaria de Segu­rança Pública, responsáveis por par­te significativa das delegacias e ca­sas de detenção do Estado, de técni­cos representantes da Secretaria de Estado da Saúde, estagiários do pro­grama HI-VIDA e 80 estudantes de psicologia da FUMEC, disponibiliza­dos para o atendimento aos soropo-sitivos, membros das ONGs que atu­am no sistema e representantes da sociedade civil organizada, perfazen­do um total de 460 participantes.

As palestras, realizadas pelo re­presentante da Coordenação Nacio­nal de DST/AIDS, pelos técnicos da Coordenação Estadual de DST/AIDS, técnicos de Saúde do Sistema Peni­tenciário, técnicos de Saúde da Fun­dação Hospitalar de Minas Gerais, responsáveis pelo atendimento dos internos soropositivos e docentes da FUMEC, retrataram:

a) As diretrizes políticas da Coorde­nação Nacional de DST/AIDS, do Mi­nistério da Saúde e do Ministério da Justiça;

b)  O quadro atual da epidemia de DST/AIDS em nosso país e no Estado de Minas Gerais;

c) A política de prevenção e assis­tência adotada pelo Sistema Peniten­ciário;

d)  O diagnóstico das DST/AIDS, TBC, Hanseníase;

e)  As estratégias de redução de ris­cos em estabelecimentos penitenciários-