Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os meios de comunicação tornaram-se mais ágeis e eficazes. Tal evolução torna a mídia bastante poderosa, pois é capaz de disseminar idéias e conceitos a um grande número de pessoas em questão de segundos.

            Porém, nem sempre se pode contar com a ética e o bom senso. Ao longo da história, observa-se que na grande maioria das vezes a mídia trabalhou visando a alienação da população, a qual através de informações errôneas ou distorcidas vem a ter suas opiniões manipuladas, a serviço dos interesses de uma pequena classe dominante.

            No período da Ditadura Militar, os militares se uniram com ricos e poderosos do Brasil e exterior, com o intuito de calar aqueles que realmente lutavam por um país de mais oportunidades e menos desigualdades. Estimulados pelos Estados Unidos (estímulo financeiro, principalmente), o governo brasileiro passou a fazer uso da mídia para pregar o ódio contra as pessoas que, por lutar por um Brasil melhor, não concordava com o atual sistema, implantando a idéia de que tais pessoas seriam uma espécie de “terroristas adeptos ao marxismo”. Isso fez com que milhares de pessoas fossem perseguidas, torturadas, assassinadas e massacradas, pisando sobre todos os princípios da dignidade humana.

            Outro grande exemplo foram os campos de concentração nazistas na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Adolf Hitler, juntamente com seu ministro de propaganda, Joseph Goebbels, fazendo uso do sentimento nacionalista pela derrota na Primeira Grande Guerra, organizou através da mídia uma campanha de ódio a judeus e outros povos, dando início a uma caçada que confinou milhões de pessoas em campos de concentração, resultando na morte da grande maioria; um dos maiores genocídios da história.

            Importante ressaltar que em ambos os fatos, as idéias implantadas perduram até os dias atuais, pois ainda existem pessoas adeptas às idéias de Hitler (skinheads, por exemplo) e, aqui no Brasil, pessoas que acreditam que a solução para o Brasil seria o impeachment da Presidente Dilma e a intervenção militar.

            Portanto, observa-se que a mídia é a ferramenta; contudo a ignorância, a alienação e a falta de humanidade são os combustíveis para que a mídia corporativista consiga de maneira eficaz manipular as pessoas, fazendo com que a humanidade ignore seus próprios direitos, quando passa a exterminar a própria sociedade.