O câncer estar sendo a doença do século 21 e com ele vem todo o sofrimento, angustia, fragilidade, medo e todos os tipos de sentimentos ruins que se cabem num só pensamento para quem estar com essa doença: que é a Morte.

Deve-se frisar, aqui, que o câncer não é sinônimo de morte e sim de uma fase ruim, mas que pode ter cura e tem. Se a doença for descoberta no início já existem tratamentos com elevados índices de sobrevida.

As pessoas desprovidas de conhecimento sobre o Câncer têm que se conscientizar que quem está ou esteve com essa doença não quer dizer que já possua um atestado de óbito em mão. O individuo têm que parar de olhar o outro com olhos de pena. O adoentado sente essa negatividade e isso é muito ruim para quem estar passando por essa fase tão complicada que requer muitos cuidados, atenção e carinho.

A sensibilidade de que se encontra com essa doença é imensa. Por isso quem estar ao lado cuidando, acompanhando tem que ter paciência porque a irritabilidade do doente é algo natural nessa fase de tratamento quimioterápico e radioterápico.

O tratamento quimioterápico é muito agressivo, são fortes medicações que deixam as pessoas, totalmente, fragilizadas. Já o radioterápico tem menos consequências.

Uma coisa importante nesse momento é a alimentação, pois eles perdem o apetite, a boca amarga, enjoam os alimentos, gostam de coisas que sejam azedas. E muitos familiares pensam que isso é bobagem, frescura e não é. Tenham certeza disso. Realmente o enjoou é um fato constante nesse momento.

Estão fazendo uma campanha para a Abertura de um Hospital do Câncer em Sergipe e com isso deve-se, também, fazer uma campanha para as pessoas menos favorecidas. Pois, o tratamento mesmo sendo pelo SUS, o acompanhamento de amparo social e uma ajuda de custo é algo necessário e que deve ser pensado pelos órgãos competentes. Porque há vários medicamentos extras que são comprados e fora a alimentação que tem que ser diversificado devido aos enjôos que os pacientes possuem.

Deve-se salientar, também, a questão do atendimento ao público no setor de saúde. Existem várias pessoas que trabalham nesta área e atendem de forma desumana, sem a atenção merecida. E Isso tem que melhorar e muito.

Portanto meus queridos vamos refletir e saber tratar o ser humano como se deve e não com O olhar de PENA como muitos fazem de forma vergonhosa.


Deiveyanne Ribeiro 23/07/2011