Autor: Dalmo Antonio Ribeiro Moreira


Introdução

A fibrilação atrial é a taquiarritmia supraventricular mais freqüente encontrada na clínica e, sua prevalência aumenta com a idade. Aproximadamente 1% da população mundial na faixa etária dos 50-59 anos tem fibrilação atrial. Este percentual aumenta para cerca de 11% na faixa etária entre os 80 e 89 anos. As principais complicações das fibrilação atrial são o comprometimento da qualidade de vida; insuficiência cardíaca e tromboembolismo periférico.

A fibrilação atrial pode ocorrer sem qualquer sintoma ou então estar associada a palpitações, cansaço e mal estar não característico. Dentre as doenças cardíacas é a principal fonte de coágulos que podem se deslocar de dentro do coração e ir para o cérebro, causando o que se conhece por acidente vascular cerebral. Este risco é maior na faixa etária acima dos 75 anos, em indivíduos com diabetes mellitus, insuficiência cardíaca e também naqueles que já tiveram tromboembolismo sistêmico. Outros indivíduos de risco são as mulheres, aqueles na faixa etária entre 65 e 74 e os com placas de ateromas em vasos periféricos. É importante salientar que o acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial costuma ser mais extenso, estar associado a maior comprometimento da atividade motora, sensitiva e cognitiva, associado a seqüela mais graves e maior risco de morrer.

Racional

Pelo fato da fibrilação atrial surgir de forma assintomática em muitos pacientes (cerca de 20% dos indivíduos não têm qualquer sintoma) e por esta razão não procuram tratamento médico, torna-se necessária a sua identificação e documentação por meio de medidas simples, como a conferência do pulso. Pulsos irregulares podem indicar a presença de fibrilação atrial ou outras arritmias com potencial risco para outras complicações, como a morte súbita.

Objetivo

O objetivo da campanha: "Confira seu pulso" é ensinar o cidadão comum a ter noção sobre a conferência do pulso visando a identificação de provável arritmia cardíaca que possa ser diagnosticada e tratada, e a prevenção de complicações graves, tal como o acidente vascular cerebral. Esta campanha foi inspirada no projeto Know your pulse desenvolvido na Inglaterra pelo Dr. John Camm, com o mesmo objetivo.

Realização da Campanha

Numa fase inicial, dentro das instalações do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, serão convidados os acompanhantes de pacientes atendidos na instituição para palestra sobre a importância da conferência do pulso. Serão ensinadas técnicas de obtenção do pulso radial ou carotídeo, seguida de realização do eletrocardiograma naqueles nos quais o pulso radial se apresentar alterado. Os pacientes serão cadastrados e matriculados na instituição. A partir daí serão orientados sobre o tratamento especializado.

Com esta informação inicial, pretende-se lançar junto a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de maneira similar ao que acontece ao Dia Nacional de Morte Súbita, a campanha "Confira seu pulso". Ela será divulgada para a imprensa leiga e será realizada em locais públicos com grande aporte de pessoas como salas de espera de hospitais, shopping centers, igrejas e outros.


Participantes da campanha Confira seu pulso

Para esta campanha, será necessário o apoio de Companhias Farmacêuticas para patrocínio quanto a divulgação por meio de panfletos, lâminas informativas e brindes para estimular a participação das pessoas efetivamente enganjadas (como camisetas promocionais, por exemplo). Serão convidados a participar da campanha médicos envolvidos no tratamento de arritmias cardíacas ou cardiologista geral, enfermeiras, técnicas ou auxiliares de enfermagem ou outras pessoas que se sintam a vontade em se apresentar como voluntários. Em se tratando de voluntários leigos, os mesmos serão orientados para a realização de tarefas específicas.

Duração da campanha

A campanha "Confira seu pulso" terá duração ainda não determinada pois visa constante informação do público leigo a respeito da importância da conferência do pulso. Poderá ser realizada uma vez por mês, com grande destaque nos locais onde será empreendida. Pretende-se lançá-la inicialmente em São Paulo, a seguir em cidades do interior e outras capitais do Brasil.