CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIASSELVI-PÓS 

AIDES OLIVEIRA COELHO

CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER:

INTERVENÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

1 INTRODUÇÃO 

Produzir o conhecimento é parte integrante das funções fundamentais do educador, que se realiza ao estimular no aluno a aquisição do saber, promovendo o desenvolvimento e induzindo o aluno a perceber-se como ser participante e integrante da cultura que gera a identidade sócio-histórica de todo individuo. 

Ao desempenhar o papel social, o aluno adquire o conhecimento indagando e questionando as diferentes formas de aprendizagem, compreendendo que pode aprender desde que cada etapa do conhecimento seja valorizada e seus avanços sejam reconhecidos, possibilitando a identificação de problemas que promovam as dificuldades e desvela a aquisição do saber. 

As dificuldades apresentadas durante as intervenções pedagógicas instituídas na sala de aula podem diferenciar os alunos nos níveis de conhecimento, nesse caso, o educador busca fundamentar a estrutura curricular em métodos e técnicas de ensino que instrumentaliza a formação e provoque o avanço continuo, contudo, quando o aluno apresenta problemas que induzam a déficit de aprendizagem, domínio de escrita e leitura, percepção e compreensão exigem uma atenção especial e participação de profissionais qualificados que possam identificar o problema e construir junto com o educador orientações de ensino-aprendizagem que contribua com a construção do saber do aluno. 

Nesse caso, o psicopedagogo torna-se parte integrante no estudo de métodos de ensino-aprendizagem que facilite a formação do aluno e contribua com o educador no exercícios de suas funções, levando a instituição escolar a reformular as concepções de ensinar e aprender e valorizar a diversidade, implantando no sistema de ensino o apoio psicopedagógico. 

Diante disso, o estágio realizado na Escola Educandário Emília Ferreiro, localizada a Rua Avelino Lopes, nº 65, Bairro Ponto Central, encontra-se entre as diversas instituições de ensino que valorizam os passos dados pelos alunos rumo a aquisição do saber, nesse caso, ao perceber dificuldades de aprendizagem ou adaptação do aluno, busca apoio psicopedagógico junto ao Centro de Apoio Psicossocial – CAPS. 

No exercício de suas funções de ensino-aprendizagem, a escola tem por princípios básicos a aquisição integral da aprendizagem, tornando-se parte integrante do Projeto Politico Pedagógico a concepção de formação total do aluno, perpassando dificuldades e implantando meios que valorize o saber. 

Localizada em bairro próximo a periferia da cidade de Feira de Santana, tem entre seus alunos crianças de diferentes níveis sociais, criando uma diversidade cognitiva e socioeconômica que integra a diversidade inerente a realidade brasileira, assim, quando deu inicio a suas atividades a escola passou por todo um processo de construção até instituir concepções de ensino-aprendizagem que valoriza os passos do aluno para tornarem-se seres críticos e autônomos. 

Constituída de oito salas de aula, além das dependências necessárias ao funcionamento como: secretaria, biblioteca, área de lazer, cantina e banheiros, a escola conta com apoio pedagógico de oito professores comprometidos com a formação dos alunos do infantil I ao 5º ano do Ensino Fundamental I, além da direção continua da Diretora Antonuita Cerqueira Borges e da Coordenadora Lucinalva Cerqueira. 

A realização do estágio contou com a participação e colaboração da Professora Miriam, que tem o ideal de realizar suas práticas pedagógicas em consenso com o Planejamento elaborado por unidade e adequando novos conteúdos de acordo a necessidade formativa e informativa, abrindo sempre espaço na grande curricular para a introdução de assuntos pertinentes a realidade sociocultural da realidade do aluno. 

Por isso, o estágio realizado junto a esta instituição tornou-se uma aprendizagem constante, com a introdução de novas concepções e troca de informações que contribui para o desenvolvimento da prática, culminando com a coleta de dados através da observação e com a elaboração da ficha de anamnese que contribuiu com a formação da avaliação apresentada no relatório psicodiagnóstico. 

O desenvolvimento do tema: “Caminho Para a Construção do Saber: Intervenção da Psicopedagogia”, busca identificar como a psicopedagogia pode contribuir com o ensino-aprendizagem junto a alunos que tem Déficit de Atenção, Percepção e Compreensão que conduz a dificuldade de leitura, escrita e socialização. 

A escolha do tema se justifica ao observar como a dificuldade de aprendizagem impossibilita a estrutura cognitiva e afetiva do aluno e seu principal favorecimento para perpassar os processos de ensino-aprendizagem inerente ao desenvolvimento sociais e cognitivo do individuo. 

Compreender, conhecer e saber discernir os diversos conceitos da educação integra as funções do educador, contudo, os problemas sócios cognitivos existem e podem afetar o aluno, interferindo diretamente com a aprendizagem, tornando-se necessário a intervenção psicopedagógica. 

Para diagnosticar e compreender o grau de interferência cognitiva e suas características, a intervenção do psicopedagogo analisa a situação do aluno, realizando diagnósticos que favorece o encaminhamento, orientando e instrumentando meios para professores intervir junto aos alunos com dificuldades de compreensão. 

Como processo que permite investigar a dificuldade do aluno no contexto, a intervenção da psicopedagogia contribui para o equilíbrio do aluno e do educador, criando uma rede de formação e informação entre: Psicopedagogo – aluno – professor, para facilitar os processos de ensino-aprendizagem. 

Logo, este trabalho tem relevância social ao promover o conhecimento sobre as intervenções do psicopedagogo e observar a necessidade da interação social entre os sujeitos envolvidos para encontrar soluções favoráveis ao desenvolvimento do aluno e relevância cientifica identificar quais os processos, orientações e instrumentos de intervenção proporcionados pelo diagnóstico do psicopedagogo, servindo de base de pesquisa e conhecimento para o meio acadêmico. 

Portanto, os objetivos do estágio instituíram-se em torno de: Analisar as dificuldades de aprendizagem do aluno; Compreender as relações psicossociais entre professor/aluno; Diagnosticar o procedimento e a intervenção para facilitar a aprendizagem. Para alcançar estes objetivos elaborou-se questionário semiestruturado composto por ficha de avaliação anamnese e entrevista com o professor,  que apresentou opiniões sobre a estrutura necessária para a aquisição do saber, os limites e possibilidades para o desenvolvimento do aluno, assim, seguindo as concepções de ensino-aprendizagem. 

A realização do estágio ocorreu no período de 17/11/2011 a 23/11/2011, contando com apoio a instituição concedente e do educador, tornando-se necessário a apresentação da Carta de Apresentação, do Termo de Compromisso de Estágio além do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido concedido e assinado pela Instituição. Durante o estágio foi observado, analisado a participação e desenvolvimento do aluno “C”[1], tornando-se necessária a intervenção direta que contribuiu com a elaboração do Psicodiagnóstico. 

Portanto, o desenvolvimento do trabalho discorre sobre a intervenção psicopedagógica que se estrutura na fundamentação teórica, a coleta de dados e a intervenção, o registro das intervenções, a aproximação diagnostica, havendo a elaboração comparativa entre os dados colhidos e observados e revisão bibliográfica que apoia ou contrapõe a estrutura textual do trabalho, havendo um comparativo que contribui com o alcance dos objetivos, possibilitando a formação das considerações finais na qual é apresentado as conclusões do relatório de estágio.