Caminho percorrido  pela Revolução Industrial da Inglaterra. 

A primeira revolução industrial aconteceu na Inglaterra, no século XVIII dos anos 1780-1830. A Inglaterra sofreu grandes transformações políticas e econômicas possibilitando a grande revolução levando uma significativa mudança do mundo, especialmente em referência as condições de vida do povo.

Pelo ano de 1830, a Revolução Industrial realizou-se na Inglaterra, a partir desse momento a mesma passou a ser exportado para outras regiões do continente europeu, mudando aos poucos as estruturas de desenvolvimento da região.

  Foi o acontecimento político mais importante realizado até então, o mundo mudou completamente com o grande fato histórico a revolução industrial.

O desenvolvimento industrial atingiu à Bélgica, posteriormente a França, países próximos da Inglaterra.

 Naturalmente a revolução industrial nesses países não teve a mesma proporção de desenvolvimento, como foi o  início na Inglaterra.

A revolução industrial permaneceu na Europa até os meados do XIX, quando mudou de continente sendo transferida da Europa para América do Norte, particularmente os Estados Unidos, tendo  como  desenvolvimento econômico, servindo de modelo para o resto do mundo.

No final do século XIX, a revolução volta atravessar o Atlântico em direção novamente ao continente europeu, para retomar o seu fio condutor mesmo que tardiamente atingiu países como Alemanha e logo em seguida a Itália.

Já quase no início do século XX, a revolução industrial que antes tinha atingido tão somente a Europa e América do Norte, procura chegar a outros continentes, particularmente a Ásia, desenvolvendo-se o Japão.

Esse é o primeiro momento da história da revolução industrial, nos meados do século vinte, atinge significativamente  quase todo continente europeu como também outras partes do mundo tais quais: como América do Sul, parte da  América Central e Oriente em maior ou menor proporção, o denominado mundo em desenvolvimento.

O campo especifico da primeira revolução industrial deu-se na área  têxtil na produção de algodão e na transformação do tecido, logo em seguida, quase que paralelamente a revolução aparece-se no setor do desenvolvimento da siderurgia.

A importância da utilização do ferro e do aço, a necessidade do uso de ambos na produção da indústria, um período fundamental, necessário à mecanização do trabalho e do seu desenvolvimento na forma da produção salarial.

Esse momento de desenvolvimento foi de suma importância para afirmação do capitalismo, a definição do que veria ser o mundo moderno em todos os aspectos, o mundo passou a realizar com as bases do desenvolvimento do polo da industrialização. 

A técnica da produção do trabalho, relacionada ao  período histórico, cujo grande paradigma situa a teoria aplicada ao manchesteriano, etimologia determinada em referência a Manchester, local da grande produção têxtil, que representava ao desenvolvimento da revolução citada.

A tecnologia da época desenvolvida elaborada pela máquina de fiar, o que  determinava o tear mecânico, os primeiros passos do caminho percorrido pela revolução.

 A máquina a vapor funcionava através da combustão do carvão, era naquele momento a forma de energia utilizada naquela fase histórica do desenvolvimento da indústria e da sua produção técnica.

O transporte usado para escoar a produção era a ferrovia, além naturalmente do uso da navegação marítima, que também fora movido pela energia do vapor produzido pelo carvão.

A base do sistema industrial de produção foi sempre o trabalho assalariado, o que era chamado na época de trabalho qualificado e denominado de trabalhador de oficio, desse modo nasceu e desenvolveu o capitalismo moderno.

Edjar Dias de Vasconcelos.