CAMINHEIROS DO DESTINO

                               

 

         O homem é o único animal capaz de pensar e agir ao mesmo tempo, coordenando todas as suas funções de glória, progresso ou desgraça. Quando este homem (que é bem mesquinho diante d’Aquele) sobe de posto então seus colegas ficam lá embaixo. Estes ficam sendo o verdadeiro tapete do superior. Quanto mais ele sobe, mas deixa seus colegas embaixo, no lodaçal da vida. Aí somente ele sabe da vida e das coisas que caminha sempre, esquecendo o tempo que o nada pairava sobre sua cabeça. Geralmente despreza seus colegas menores, os menos inteligentes, os menos corajosos e caminha apenas no meio dos grandes, dos sábios,que se supõe sábios) como se fossem verdadeiros irmãos.

          A estrada tem degraus que levam para cima, mas não sempre. Um dia terá o fim e a queda será inevitável. Aí então os grandes jamais ajudarão este pobre homem mesquinho que durante o tempo fértil plantou espinhos. Os grandes os desprezam, os pequenos não podem ajudar tal pessoa. O que resta mesmo é esperar a cerca de espinhos.

          A terra dá muitas voltas, mas nunca sai do mesmo lugar. A cada passo que damos, chegaremos mais perto de um novo buraco e mais perto de um novo drama da vida. A superioridade é válida quando se sabe viver. Um chefe tem que ser um chefe e não um mesquinho. Dirigir pessoas é mais difícil que dirigir animais, pois todas as pessoas têm sentimentos e cada um pensa de uma maneira: “Cada louco com suas manias”, sempre me afirma uma pessoa. Portanto cada um deve procurar seu lugar, mas sempre ser homem em qualquer um deles com todos os sentimentos humanitários e não ficar apenas usando máscaras.

          No mundo houve grandes líderes como Kennedy, Ghandy, Buda e muitos outros, no entanto já passaram pelos mesmos caminhos da humanidade e chegaram ao ponto final. Tudo encerrado, ficou apenas nos arquivos e na mente do povo a lembrança da personalidade boa ou ruim que foram. O que fez  uma imagem bela é ainda elogiado, mas o que fez somente maldades até depois da morte é desprezado. A vida é um espelho que reflete conforme o que se mira nela. Conforme a careta que fazemos, vemos a nossa feiúra de um jeito.

          Quem é que não se recorda de um Cristo que deu sua própria vida pela humanidade? Quem não se recorda de uma Joana D’Arc que morreu pela França? Quem não se lembra de um Tiradentes que perdeu sua vida na salvação do Brasil? Nestes homens não havia egoísmo. Eles faziam parte do povo e foi até o fim da vida em luta pelo povo. Em todos os lugares que formos, sempre ouviremos estes nomes pronunciados com carinho, amor e respeito.

          Por isto devemos saber viver sempre em luta do bem geral da humanidade com serenidade e consonância com ela. Cada qual deve respeitar os sentimentos do próximo.

          Hoje em dia, mais do que nunca, esta paz e união deve reinar ainda mais e muito mais na ajuda mútua, pois a vida não está sendo fácil para ninguém. Todos lutam com dificuldades e todos têm o desejo de seguir avante e querem vencer na vida.