É uma das atividades físicas mais completas que existe. Trabalha musculatura dos membros inferiores e é uma ótima atividade aeróbica. É democrática porque pode ser praticada por qualquer pessoa. É prática porque pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em casa na esteira. É fácil porque não requer conhecimento algum para praticar.

É um exercício físico que já faz parte do cotidiano de várias pessoas. Todos nós caminhamos nas diversas atividades que fazemos diariamente.

Entre os seus vários benefícios podemos citar a perda de peso, o ganho de condicionamento físico, fortalecimento das penas, barriga, melhora a sensação de bem estar, combate a depressão a ansiedade e o estresse, ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares entre outros.

Seguindo alguns cuidados básicos antes de iniciar uma caminhada você poderá usufruir ao máximo desta saudável modalidade esportiva.

O primeiro passo é consultar um médico antes de iniciar a atividade física para ver se está tudo certo.

Escolha uma roupa leve de preferência de algodão para que a pele possa transpirar, um tênis adequado que possua um sistema de amortecimento. Isso ajuda a reduzir o impacto nas articulações evitando assim lesões. 

Um ajuste no cadarço para evitar quedas, leve uma garrafinha com água para se hidratar e um boné e protetor solar para se proteger do sol.

Faça também alongamentos e procure manter uma boa postura ao caminhar. Contraia o abdômen isso ajuda para ter mais equilíbrio.

Movimentos corretos de pés e braços também podem fazer uma grande diferença.  Caminhe colocando o calcanhar primeiro no chão e role até a ponta do pé.

Os braços devem acompanhar os passos de forma natural. Não contraia os ombros e nem deixe eles tensos.

A respiração correta também evita a exaustão e melhora sua capacidade pulmonar. A cada quatro passos inspire e depois mais quatro passos e expire.

Comece devagar três vezes por semana, cerca de 30 minutos diários,  intercalando os dias, e vá aumentando gradativamente à medida que melhora o seu condicionamento físico.

Agora não tem jeito e nem desculpa para não praticar essa atividade física que não requer habilidades específicas, praticamente sem custos, e que só traz muitos benefícios para a saúde.

Artigo escrito em 09/02/2014 por Adilson Barreto do Blog: http://saudesporte.com.br/