População de bem vivendo assustada; os lares brasileiros onde antes era o porto seguro das famílias estão se enchendo de grades e cameras de segurança devido ao aumento assustador da criminalidade dentro das residências dos cidadãos; futuro da segurança pública cheio de incertezas e autoridades políticas que não falam a mesma língua. Esse é o retrato do Brasil quanto à segurança nesses últimos anos.

Como não se pode ficar parado esperando pela boa vontade política, muito embora o dever de segurança pública seja dos Estados e União, o jeito é o cidadão fazer algo para se proteger.

Muitos já blindaram seus carros, colocaram cercas elétricas, contrataram vigilância armada, já outros, nem tanto. Isso porque o serviço de segurança pública ou privada custa caro e a maioria das famílias não podem pagar. Então a saída é o uso de grades e de câmeras de segurança.

Cameras de segurança ainda evita alguns crimes

Claro que somente a monitoração por camera de segurança sozinha não será capaz de combater a violência em um país onde as punições são demasiadamente brandas. Mas, de inibir alguns criminosos, tem também a questão da identificação, para quem sabe, evitar a reincidência desse infrator contra você, sua família e seu patrimônio.

Instalando cameras de segurança

Muitos que utilizam cameras de segurança colocam apenas uma camera na entrada. Dessa forma, a vigilância fica prejudicada.

  • Ao adquirir esses kits de segurança, deve-se optar por kits que contenham ou que suporte várias cameras. Qualquer imagem do ambiente, fica melhor se for vista de vários ângulos. Se o kit não for do tipo que detecta no escuro através de infra vermelho ou outro recurso, então, você terá que escolher um local bastante apropriado, ou seja, se a posição tanto vai permitir uma imagem de onde você quer como também observando se a luminosidade do local vai gravar imagens  decifráveis.
  • Observe se não há empecilhos para os cabos ao conectar as câmeras, isso pode afetar as imagens.
  • Da mesma forma como também deve evitar que foco de luz fique de frente com a câmera. Se isso acontecer, certamente não será possível detectar nada imagem.
  • Assim como quase tudo que usa cabos condutores de sinais, não é interessante que a distância seja além do permitido, caso possa, aconselho que encurte ao máximo a distância das cameras de segurança aos monitores.

Essas dicas descritas acima é mais para o tipo de circuito fechado ( CCTV ), no entanto, percebo que há tantos kits no mercado que é possível você adquirir um bom kit de cameras de segurança com fio ou sem fio e com infra vermelho e que até enviam imagens para o seu e-mail ou bips para o celular e por um preço até considerado baixo, se levado em consideração a tecnologia aplicada e a eficiência dessas cameras de segurança.

Esses kits de cameras de segurança são bastante fáceis de serem instalados e certamente com o manual em mãos você conseguirá instalar sem necessitar de um profissional.

Então, vamos começar a experimentar quem ainda não experimentou e, para aqueles que já curtiram essa experiência, pesquisem novamente e fiquem de olho nas novidades porque apesar de parecerem simples, essas cameras de segurança são de grande ajuda na vigilância de seu patrimônio.

Manoel Oliveira

Mundo com Informatica
Aulas gratuitas de manutenção de computadores