Camada de solo compactada ou adensada?

Toda camada subsuperficial de solo com maior densidade é resultante de práticas de manejo do solo?

Camadas subsuperficias de solo que apresentam compactação nem sempre tem sua origem devido ao uso inadequado de implementos produzindo o chamado "pé-de-grade" (Figura 1).

Figura 1. Pé-de-grade, uma camada subsuperfical de solo compactada formada pela ação de implementos agrícolas.

Muitas vezes a camada subsuperficial é mais densa, simplesmente, devido ao processo de formação do solo que naturalmente lhe conferiu essa característica. Por exemplo, um horizonte subsuperficial de um solo argiloso composto por estrutura de blocos grandes faz com que este apresente densidade alta naturalmente. Quando o solo naturalmente apresenta uma camada subsuperfical compacta diz-se que esta é uma camada adensada, ou seja, uma camada de maior densidade, porém de origem pedogenética, isto é, originada pelo processo natural de formação do solo (Figura 2).


 Figura 2. Argissolo apresentando horizonte B argiloso. Esse horizonte é naturalmente mais denso do que os demais horizontes sobrejacentes.

Diante do exposto, fica claro que nem toda camada subsuperficial compacta é formada pelo homem. Essa informação é preciosa, pois nesses casos é impossível removê-la para fins de plantio de espécie para fins econômicos (agricultura).

Preparado a partir de:

MAZZA, J.A. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo manejo. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.

NÓBREGA, J.C.; SOUZA, F.J.; SILVA, I.F.; QUEIROZ, S.B.; ANDRADE, A.P. Estudo comparativo de propriedades físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo com ênfase na detecção de camadas compactadas ou adensadas. Agropecuária Técnica, v.20, n.2, 9-16, 1999.