Onde trabalho há uma colega que risca o calendário diariamente. Descobri isso hoje de manhã ao entrar na cozinha e presencia-la riscando a folhinha. Naquele momento não dei atenção, mas enquanto esperava o café ficar pronto a cena não saia da cabeça. Fiquei imaginando quais as hipóteses que a leva a marcar os dias. Depois de beber o café voltei aos meus afazeres e junto veio a imagem do que acabava de presenciar. Não consegui me desvencilhar dela assim como fiz com o copo descartável.

Devido a sua companhia, indesejada por sinal, não consegui focar a atenção no serviço. Eu ali, sentado, a olhar a imensa pilha de papel ouvindo a ladainha da Divagação na minha cabeça: "calendário riscado, calendário riscado, calendário riscado..." diz pra mim, tem condição de se concentrar nalguma coisa? "É claro que não!" Respondeu prontamente e continuou a buzinar em minha orelha: "calendário riscado, calendario riscado, calendário riscado..." Como não havia outro jeito acabei por deixá-la dar vazão as ideias desconexas que sussurava no meu ouvido.

A primeira coisa foi: "Por que ela risca diariamente o calendário? Pra que marca os dias? Eu disse: "Deve ser por que esta esperado alguma data importante." Ela respondeu: "Como pode achar isso?! Eu retruquei: "Ora essa! Por que mais seria?" e finalmente disse: "E eu que vou saber?! Ela é sua amiga. Vai lá e pergunta pra ela." Não tive escolha a não ser ir perguntar.

Na conversa descobri que o motivo é para não perder tempo em procurar os dias no calendário. Me espantei tanto com a resposta que ela deve ter percebido o sinal de interrogação estampada no meu rosto. Frente ao meu espanto, reforçou sua justificativa dizendo que isso ajudava a não se atrapalhar com a rotina diária. Não adiantou nada, pois continuei sem compreender nada. Enquanto isso, a Divagação buzinava no meu ouvido. "Que diferença faz riscar ou não riscar o calendário?! Basta olhá-lo e ver o dia. É tão simples! De onde ela tirou essa ideia?" Respondi irritado: "E eu que vou saber?! É claro que não é comum. Cada um tem sua mania. A dela é essa! A minha é conversar com você. Será que agora posso voltar ao trabalho?" Ela disse: "É claro que não! Ainda tenho outras coisa a esclarecer com você sobre isso!"

Respirei fundo para não dizer nenhum palavrão e voltei para a mesa. Sentei... olhei o Word e escrevi: "Todo dia o calendário é riscado. Mais dia ou menos dia todos seremos riscados desta vida, ou seja, morreremos sem... antes de terminar a frase a Divagação falou: "Nossa! Que pensamento morbido!" Respondi: "Qual o problema?!" Ela retrocou: "Nenhum, só acho que foste um pouco dramático." Perdi a paciência e gritei: "Silêncio!!!"

E foi assim que passei quase a manhã inteira. Gastei o tempo entre pensar, discutir, conversar e olhar a pilha de papel sobre a mesa. Tentei retomar o assunto, mas foi em vão. De tudo isso só restou voltar ao trabalho e deixar o calendário riscado lá na cozinha. Mas uma coisa é certa. Realmente é estranho viver a vida riscando todo santo dia o calendário. A impressão que fica é a de que se está esperando algo importante que nunca virá.