"CALEBEANDO" ESPERANÇA!

OBJETIVOS DO PROGRAMA
1) Inspirar o jovem adventista a viver uma experiência radical e transformadora com Deus por meio da Comunhão e Missão.
2) Desafiar a juventude a descobrir, desenvolver e utilizar seus dons e talentos na salvação de almas através da Missão Calebe.
3) Alistar jovens apaixonados por Jesus para a Missão Calebe.

PLANOS PARA O PROGRAMA
Ensaiar com a equipe de dramatização com antecedência. Providenciar tinta guache, cartolina ou papel metro para o "Mural dos Heróis da Esperança". Espalhar palavras ou frases inspiradoras e missionárias na entrada e paredes da igreja antes do culto (Ex: Projeto Radical, Aventura Revolucionária, Viva essa Experiência, Deixe sua Marca etc). Fazer um molde de cartolina de uma mão aberta com a marca da Missão Calebe para ser usado por cada pessoa e que sobressaia sobre sua mão. Convidar um jovem que já tenha sido calebe para contar sua experiência e alguém que se converteu pelo trabalho dos Calebes para dar seu testemunho.

RECEPÇÃO
Ao chegar à igreja, cada jovem deve receber a sua "mão" gigante e colocá-la em sua própria mão para ser usada durante todo o programa, em especial quando o diretor do culto fizer menção ao brado de vitória.

MOMENTOS DE LOUVOR ? Três Músicas que falem de Comunhão e Missão (DVD 2011 Amigos da Esperança)
HINO OFICIAL SUGESTIVO: EU SOU CALEBE - você pode baixar no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=5QpAW3ni2rw&feature=player_embedded


ORAÇÃO INICIAL
O diretor JA invoca a direção de Deus para o culto jovem e intercede por toda a juventude ali presente.

ABERTURA
Passe um Vídeo de Impacto Motivacional sobre a Missão Calebe (você pode conseguir com o Ministério Jovem do seu Campo ou se preferir, produza um personalizado com sua equipe JA)

DRAMATIZAÇÃO
Um Jovem vestido de Calebe entra pelo meio da igreja seguido de um grupo de 7 a 10 pessoas representando o povo de Israel que murmurava tentando desanimá-lo diante de Moises e Arão.
Narrador: Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse...
Calebe: Eia! (O povo se cala subitamente com a interrupção de Calebe) Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. (Números 13:30)
Narrador: Porém os homens que com ele tinham subido disseram...
Um dos espias: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. (Números 13:31)
O restante do povo continua a murmurar quando então todos ficam "congelados". Em seguida, entra um jovem adventista do século XXI, com a Bíblia na mão, camisa e mochila da Missão Calebe, animado, sorrindo, expressando grande alegria (pode-se colocar um fundo musical bem animado ou o corinho da Missão Calebe). Quando ele chega à frente da igreja a música pára, ele encontra-se com outros jovens modernos (7 a 10) e começa a falar da alegria de servir ao Senhor.
Jovem Adventista Calebe: (Cumprimentam-se) Cara, essas férias marcaram minha vida de verdade. Olha, nunca tive uma experiência como essa, foi incrível, uma aventura.
Amigo: Conta aí rapaz. Foi pra praia, pegou altas ondas? Não, já sei, ficou com um monte de gatinhas na balada!
Jovem Adventista Calebe: Nada disso. Eu fui "calebear" nessas férias.
Amigos: "Calebear", que é isso? Tipo assim, é uma nova dança? Um esporte radical?


Jovem Adventista: Não amigo. Essas férias foram 100% espirituais! Você já ouviu falar da Missão Calebe né? Pois é, eu fui calebear nessas férias. Calebear é o mesmo que pregar e evangelizar, mas com o espírito e a disposição de Calebe. Cara, eu ouvi tanto a galera comentar que decidi experimentar. Você sabe que eu sou adventista de berço e tal, mas eu confesso que nunca tinha vivido nada parecido. Pela primeira vez me senti verdadeiramente como um instrumento nas mãos de Deus. Cara, durante trinta dias eu tive experiências inesquecíveis. Fazia o culto e a jornada espiritual bem cedo de manhã, visitava e dava estudos bíblicos durante a tarde, orava com as famílias, pregava a noite. Descobri dons que tinha e nem sabia e outros que tinha mas não usava. E amigo, a melhor parte foi testemunhar pessoas sendo transformadas por Deus, se entregando a Jesus, abandonando vícios, reatando casamentos, sendo batizadas. Brother, bom demais, só benção! Percebi que todo jovem adventista precisa calebear, passar por uma experiência viva e real de salvação e serviço. A Missão Calebe é isso, transformação de sua vida e de outras vidas. Foi uma revolução na minha vida espiritual. Você tem que experimentar amigo. E aí, vamos formar uma equipe com a galera para as próximas férias?
Amigo: Não sei não. Fico com receio, com medo sei lá! E, além disso, acho que não consigo, não tenho o dom como você tem.
(Os outros jovens reforçam a idéia negativa, tentando desanimá-lo, dizendo que ele vai jogar as férias fora pregando ao invés de curtir e de se divertir.)
Jovem Adventista Calebe: Nada a ver. O Deus que te chama para a comunhão é o mesmo Deus que te capacita para a missão. Eu também me sentia assim antes, mas agora, não vejo a hora de calebear na próxima Missão.
(O povo de Israel "descongela" e começa a tentar desanimar Calebe. Ao mesmo tempo os jovens modernos tentam desanimar o amigo. Subitamente ouve-se a voz de Deus)
Deus: Até quando esse povo me provocará e até quando não crerá em mim, mesmo com todos os sinais que fiz no meio deles? (Números 14:11)
Os dois grupos de murmuradores, antigos e modernos, caem por terra. Moisés e Arão se ajoelham intercedendo por eles. Os dois Calebes se abraçam e saem pelo meio da igreja felizes juntamente com o jovem que aceitou o chamado para a missão.

ENTREVISTA/TESTEMUNHO
Já que falamos de sinais de Deus, vamos ouvir um jovem que já tenha sido Calebe para contar sua experiência, assim como os dois espias (Josué e Calebe) voltaram da missão contando as bençãos. Perguntas sugestivas:
? Onde foi sua experiência como Calebe?
? Houve momentos difíceis? Como superou?
? O que mais te marcou, surpreendeu e emocionou? O que mudou em sua vida?
? Que conselho daria a todos os jovens?
Agora vamos ver e ouvir um "fruto vivo" da Missão Calebe, através do testemunho de alguém que se converteu durante o Evangelismo dos Calebes, assim como os espias trouxeram os frutos de Canaã para confirmar o seu testemunho. Conduza a pessoa de forma objetiva, para que ela diga como Deus usou os Calebes para transformar sua vida.

1º MOMENTO DE ORAÇÃO (ÊNFASE NA COMUNHÃO/SALVAÇÃO)
Em dupla, os jovens devem orar uns pelos outros pedindo por um verdadeiro reavivamento e reforma em sua vida espiritual. Alguém na frente continua a oração com o mesmo pedido de forma coletiva.

BRADO DE VITÓRIA
Dirigente: CALEBEANDO ESPERANÇA...
Jovens ficam em pé com a mão espalmada e gritam: EIA, EU VOU!

CONCURSO BÍBLICO (chamar 2 jovens, premiar pela participação independente do resultado)
Perguntas Sugestivas:
? Qual o significado do nome Calebe? Resposta: Cão
? Quem era o pai de Calebe? Resposta: Jefoné
? De qual tribo era Calebe? Resposta: Judá
? Que monte Calebe conquistou como herança do Senhor? Resposta: Hebrom
? Quantos anos tinha Calebe quando saiu para a sua primeira missão? Resposta: 40 anos
? Quantos anos tinha Calebe quando conquistou Hebrom? Resposta: 85 anos
? Diga o nome de nascimento de Josué, amigo de Calebe. Resposta: Oséias
? Quanto tempo o povo vagou pelo deserto sem herdar a terra de Canaã por causa de sua murmuração e incredulidade? Resposta: 40 anos

2º MOMENTO DE ORAÇÃO (ÊNFASE NA MISSÃO/SERVIÇO)
Agora os jovens, novamente em duplas, oram pedindo que o Senhor lhes conceda o mesmo espírito e disposição de Calebe, para serem fiéis, clamando por coragem e ousadia no serviço de Deus para cumprir a missão de acordo com seus dons.

BRADO DE VITÓRIA
Dirigente: CALEBEANDO ESPERANÇA...
Jovens ficam em pé com a mão espalmada e gritam: EIA, EU VOU!
SERMONETE SUGESTIVO
TEXTOS BÍBLICOS DE REFERÊNCIA ? Nm 13:30; 14:24; Dt 1:35, 36; Js 14:11, 12
A Missão Calebe é tudo aquilo que a gente sempre sonhou para o Ministério Jovem: Comunhão e Missão, Salvação e Serviço. Jovens sendo reavivados e transformados por uma viva experiência com Deus e testemunhando verdadeiros milagres na conversão de pessoas. Pregando o evangelho, CALEBEANDO ESPERANÇA. Experimentando a alegria única e incomparável de ser usado por Deus de acordo com seus dons, abraçando um propósito maior de vida, sentindo-se de fato útil a Deus, à igreja e ao seu próximo. Deixando sua marca em muitas vidas e famílias. Fazendo a diferença! A Missão Calebe não é apenas um período do ano onde os jovens saem das igrejas para realizarem evangelismo. Ela começa assim, nas férias, mas deve continuar como nosso estilo de vida JA durante todo o ano até a próxima Missão.

CONCLUSÃO E APELO (Música instrumental de apelo)
Até quando temeremos enfrentar a missão que Deus nos confiou? Até quando vamos ver os sinais e milagres e permanecer incrédulos? Até quando apenas ouviremos o relatório de Jovens Calebes e não buscaremos viver nossa própria experiência ao lado de Deus? Até quando ficaremos em casa durante as férias quando há uma missão a cumprir?
Os dois Calebes entram juntos pelo meio da igreja a pedido do pregador. Enquanto isso, o "Mural dos Heróis da Esperança" será colocado à frente (mural onde todos que quiserem se alistar para a Missão Calebe deixarão sua marca com a mão na tinta). Atendendo ao apelo, os dois colocam a mão na tinta e deixam sua marca no mural assumindo um compromisso de comunhão com Deus e aceitando o chamado para a Missão Calebe, servindo como exemplo para os outros jovens presentes. O pregador, por fim, também deixa a sua marca e faz um chamado para aqueles que desejam se alistar para a próxima Missão Calebe e viver essa aventura radical ao lado de Deus. Os que aceitarem, devem ir à frente e assumir o seu compromisso deixando sua marca de Calebe no mural.
Antes do encerramento, deve ser informada a data e o local para o "Reencontro" com os candidatos a Calebe de acordo com a agenda da igreja local ou do Campo, para inscrição, formação das equipes e treinamentos dos novos Calebes. O primeiro encontro deve ocorrer no máximo quinze dias após o culto JA, para manter viva a disposição e o compromisso dos jovens com a Missão.
HINO OFICIAL SUGESTIVO: EU SOU CALEBE (todos com bastante animação, com a mão gigante pra cima e se confraternizando)

ORAÇÃO FINAL DE JOELHOS ? (ÊNFASE NA CONSAGRAÇÃO DOS NOVOS CALEBES )
Feita pelo pregador. Toda a congregação é convidada a ajoelhar-se buscando o poder para a missão.