Professor Diomaique Lopes

Alguns começam a investir conscientes de que o investimento pretendido lhes dará rentabilidade a uma taxa pré-fixada num determinado período. Mas esquecem-se dos efeitos da inflação e do imposto de renda sobre esta taxa de rentabilidade, ou seja, a taxa que produziria determinado capital sofrerá reajustes depois de sofrer a ação da inflação e do imposto de renda.

O que é inflação?

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços”. Brasil Escola

O que imposto de renda?

“O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um imposto existente em vários países, em que cada contribuinte, seja pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a deduzi certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal. A dedução é realizada com base nas informações financeiras de cada contribuinte, obedecendo à tabela do organismo fiscalizador de cada país”. Wikipédia.

Imaginemos que um cliente receba o detalhamento do investimento pretendido da forma como segue:

Rentabilidade do investimento – 2% a.m

Inflação mensal do período – 0,4% a.m

Imposto de renda total cobrado no período – 15%

Somos sabedores que haverá um forte impacto sobre a rentabilidade de 2%. Pois tal taxa deverá sofre reajuste devido forte ação da inflação e imposto. Então se pergunta: qual a taxa real de rentabilidade? Vejamos os cálculos.

Primeiro calcula-se o imposto sobre a taxa de rentabilidade,

15% de 2% = 0,3%

Agora se subtrai,

2% - 0,3% = 1,7% a.m (taxa de rentabilidade reajustada)

Calculemos a taxa real mensal a partir da taxa de inflação,

Taxa real =  x 100

Taxa real =  x 100

Taxa real = 1,2948% a.m          Esse é o ganho real do investidor!

Podemos notar que a forte ação da inflação e do imposto conduziu a uma redução de 35% sobre a taxa de rentabilidade. Bom proveito!