Ciro Souza Lopes

Diego Felipe Cristien Oliveira

Jefferson Rios

Inaldo Braz de Oliveira

Nathália Rúbia Aguiar Moreira

Victor Hugo Ferreira Roberto

TÓPICOS MULTIDISCIPLINARES II

1 INTRODUÇÃO

Conforme Bodie et al (2000), os agentes econômicos escolhem entre consumo e investimento, e dentro da escolha investimento eles podem escolher entre a compra de ativos ou ações. Sabe-se que qualquer decisão de investimento sempre vai envolver risco, e de acordo com o perfil do investidor existiram várias combinações de risco e retornos. Segundo Costa e Assunção (2005), estas combinações podem ser compostas de ativos individuais ou por um conjunto de ativos, formando assim uma carteira de ativos. Desta forma deve-se alocar o capital em diversas classes de ativos para reduzir o risco geral da carteira e posteriormente diversificar os investimentos para reduzir riscos específicos de cada ativo, reduzir os custos e balancear a carteira periodicamente, mantendo assim a estratégia planejada (CÂMARA et al, 2014)

Assim o objetivo da teoria do portfólio, chamada de portfólios eficientes, tem como objetivo maximizar os retornos esperados, dado um determinado nível de risco. Atualmente o gestor de risco deve necessariamente trabalhar com a diversificação de ativos, sendo hoje, um dos determinantes do negócio, asset management (gestão de ativos).  Desta forma as administradoras de recursos de terceiros, aperfeiçoam o atendimento dos seus clientes, aumentando o número de informações disponíveis, central de dúvidas e consultoria, dentre outros (SOUSA, BIGNOTTO,1999)

Seguindo a regra máxima das finanças, “ não colocar no mesmo cesto todos ovos”, é necessário diversificar os investimentos, desta forma a teoria de Markowitz propostos encontrar uma combinação de ativos que ofereçam os mesmos retornos com ricos menores, considerando uma carteira balanceada de ativos mais segura do que investir todos os recursos em um único ativo. (MAXWELL, 2016)

Harry Markowitz terminou o seu doutorado em economia em1954 na universidade de Chicago, sendo autor de diversos livros e artigos e ganhou o prêmio Nobel em economia em 1990 pelos seus estudos na análise de risco e retorno de ativos. De fato, pode-se dizer que o Markowitz conseguiu matematizar a expressão   não colocar todos dos ovos no mesmo cesto. Assim deve-se levar sempre em consideração a diversificação dos ativos, segundo esta teoria os investidores devem escolher ativos correlacionados negativamente, para reduzir o risco não sistemático

Assim o teorema de Markowitz faz parte do processo de avaliação de carteira de investimentos que envolve três grandes fases.

i) a análise dos títulos, que trabalha com os fundamentos da avaliação de ativos, em que costuma-se encontrar o valor intrínseco de um título por descontar os fluxos futuros a uma taxa de atratividade;

(ii) a análise de carteiras, que envolve projeções de retorno esperado e do risco de um conjunto de ativos;

(iii) e a seleção de carteiras, que por sinal é o título do artigo de Markowitz (1952) – portfólio selection–, estuda a melhor combinação possível dos ativos analisados e sugere uma alocação de ativos dentro de uma carteira que maximize a satisfação do investidor. Na teoria de Markowitz essa satisfação é definida com base no que seria um “investidor racional”, que busca que seu risco seja mínimo para um dado nível de retorno.

Assim este trabalho tem como objetivo calcular a melhor retorno e risco da carteira compostas pelos ativos, VALE5, SANB11, CPFE6, BRFS3, FIBR3, CCRO3 e HYPE3 , o investimento total da carteira será de R$ 1 milhão de reais..