A população brasileira assiste passivamente ao assustador crescimento de usuários de crack nos últimos anos. As políticas de controle e prevenção adotadas pelos governos tem sido ineficazes, e nada parece capaz de deter este aumento.

A palavra que eu acredito definir melhor a quantidade absurda de viciados que vagam pelas cidades e acabam se concentrando em grandes centros de consumo da droga, conhecidas popularmente como cracolândias, seria macabro – isso para não dizer incrível- pois, na verdade incrível mesmo é ver na pratica até onde vai a escravidão humana desses seres, dominados totalmente por essa substância e vivendo única e exclusivamente para o seu consumo, seres estes que entram por diversos motivos neste caminho quase que sem volta, independente de classe social ou nível de escolaridade.

A insuficiência ou melhor dizendo, a ineficiência do poder público, tanto em reprimir o tráfico quanto em apoiar o indivíduo, encaminhando-o ao devido processo de reabilitação, e assim o retirando desta situação sub humana, tem contribuído para o aumento desse numero, o que gera segregação e exclusão social, levando estas pessoas a viverem como verdadeiros dejetos sociais, e ao mesmo tempo exercendo sobre a população de bem, que se vê cada vez mais aprisionada um enorme medo e até mesmo repulsa.

Isto se dá, pelo fato da inevitável marginalização deste tipo de dependente químico, pois o nível de submissão à droga é tanto, que em dado momento já não há mais noção do que é certo ou do que é errado, além da perda total do senso de sociedade.

Medidas enérgicas devem ser adotadas o quanto antes, no sentido de coibir a venda e o consumo, bem como na recuperação do ser-humano. Clínicas devem ser construídas e postas em funcionamento com profissionais capacitados para este tipo de atendimento, e o recolhimento e a internação compulsórias devem ser colocadas em uso, afim de salvar vidas, pois o que vivemos neste momento é uma verdadeira calamidade publica e social.

Somente com ações como estas, aliadas a muita fé e apoio poderemos obter algum resultado efetivo a médio e longo prazo, já que de imediato só mesmo um milagre.