Os primeiros colonizadores do Nordeste do Brasil, contam que os índios do interior vinham para o litoral na época da frutificação dos cajueiros e ali travavam guerra para colherem os frutos,a qual era chamada Guerra do Acayu. 

Como o caju era um importante alimento para os índios, Maurício de Nassau, assinou uma lei que fixava em 100 florins, a multa para cada cajueiro que fosse derrubado.

O caju chegou às Índias, levada pelos portugueses e logo ele se adaptou ao clima da região, depois foi para a Ásia, África espalhando-se por todo o mundo.

Hoje em dia, ele é importante, sendo exportado para os Estados Unidos e vários países europeus, tornando-se um importante item no comércio mundial.

O caju tem muitos nutrientes que precisam ser mencionados: Sais Minerais, como Cálcio, Fósforo, Magnésio, Ferro, Zinco além de fibras e gordura insaturada que ajudam a baixar o colesterol no sangue. É rico também em carboidratos, proteínas e lipídios.

Quanto as suas vitaminas, ele é riquíssimo em vitamina C, bem mais que a laranja, tem complexo B e ainda vitamina A.

O fruto do caju, mais conhecido como castanha de caju, tem uma forma curvada, sendo que a amêndoa, contida dentro dele, é seca e depois torrada - forma pela qual é mais conhecida. 

Preso a ela tem um fruto macio, maior, de cor avermelhada ou alaranjada, do tamanho mais ou menos  de uma pêra, que é também comestível. Ela é rica em Vitaminas A, B, C, sendo também um ótimo antioxidante. Ajuda nas lesões, nas gripes, também fortalece os músculos pelos minerais que ele possui. Só devemos tomar cuidado porque o seu valor calórico é muito alto.

A sua casca é também utilizada para fazer adstringente e tônico. Até seu tronco tem suas propriedades úteis, ela produz uma resina amarela que pode substituir a goma arábica, usada na indústria farmacêutica e também na fabricação do papel.

Sua seiva produz tinta e sua raiz  tem propriedades purgativas sendo ainda muito importante o valor de suas flores, que tem propriedades tônicas.

Max Burn: Super Antioxidante 

Assim como a castanha de caju, há produtos disponíveis no mercado que são fontes de vitaminas, nutrientes, e antioxidantes. Max Burn é um destes produtos - desenvolvido especialmente para suplementar uma alimentação deficiente e garantir uma vida mais equilibrada e saudável. Para mais informações, visite nosso blog.