UM CAFÉZINHO BRASILERIO POR FAVOR

Tem certas coisas que não tem explicações. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de café e é muito comum, em nossos restaurantes, após as refeições pedir um cafezinho se sermos surpreendidos com um "somente temos café expresso."

Se não tomarmos cuidado, certas tradições de nossa cultura, aos poucos irão desaparecer dos nossos costumes.

Num país onde se elaboram leis para tantas coisas, certamente seria de bom alvitre que fosse editada mais uma para obrigar todos os restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares, inclusive hotéis a disponibilizar aos seus clientes, na forma paga, ou na forma cortesia, um cafezinho brasileiro preparado no tradicional coador de café, além de outros tipos de café que estes estabelecimentos queiram oferecer.

Se nada for feito neste sentido, corremos o risco de que nossas futuras gerações passem a desconhecer o sabor de um cafezinho brasileiro tradicionalmente preparado com água fervente, açúcar, infusados em pó de café.

Chega a ser triste ver, em varias cafeterias e estabelecimentos similares, como restaurantes aquelas maquinas importadas de fazer café expresso, que, diga-se de passagem, é de sabor muito ruim, se comparado ao nosso tradicional cafezinho.

E, diga-se de passagem, é tão rápido fazer um cafezinho e mantê-lo aquecido numa garrafa térmica, que por último é bem mais barata que uma maquina de café expresso.

E já que estamos falando de restaurantes, outra coisa desagradável é acabar de fazer uma refeição e não encontrar um fio dental ou encontra-lo exposto, no banheiro, sujeito a toda uma gama de micro-organismos.

Certamente não é uma boa prática higiênica um fio dental exposto num banheiro e não é nada muito difícil corrigir este problema.

Basta obrigar os restaurantes a disponibilizarem nas mesas, assim como o sal, azeite, açúcar, adoçantes, sachês como os de ketchups, contendo dentro deles um pedaço de fio dental suficiente para que se possa, nos banheiros, fazer uma higiene bucal com segurança.

E aI, vai um cafezinho brasileiro, feito no coador?