Introdução

A lenda do café: o mito
Corre uma lenda sobre as origens do café contando que, num dado momento do século III d. C., um pastor de cabras, chamado Kaldi, certa noite ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho.
Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes.
Dizem que ele mesmo experimentou os frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como aconteceu com o seu rebanho.
Kaldi evidentemente i levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos. O abade mudou de idéia, sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. Notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e, assim, aos poucos espalharam-se por todo mundo

Na história do café As evidências botânicas sugerem que a planta do café origina-se na Etiópia Central, país do continente africano
Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm Acessado dia 29 de julho de 2011
Os pioneiros , habitantes da Etiópia , país do continente africano comiam ou mascavam. Comprovado que surgiu nessa região com estudos botânicos ,em que até atualmente crescem vários milhares de pés acima do nível do mar. Ninguém parece saber exatamente quando o primeiro café foi tomado lá (ou em qualquer parte desse país . Comiam ou mascavam.
Com base em registros que procuram desmascarar o mito e saber a realidade sobre a história do consumo e expansão dessa bebida.
Demonstra que foi levado para longe de sua terra nativa em meados do século XV ,paralelamente à expansão marítima européia.
Chegando no Iêmen, antes pertencia ao Império Árabe por isso havendo confusão.
Há estudos que demonstra que foram os persas que levaram ?no para a Etiópia no século VId.c período em que invadiram esse país.
Ao chegar no Iêmem,os árabes foram os primeiros a cultivar o café , por isso o nome cientifico da planta é Coffea arabica - nome científico de uma das mais importantes espécies do café.

Os árabes que introduziram o costume que o ocidente preservou o costume de beber o café - em vez de comer ou mascar, como os pioneiros.
Mais tarde, na África, foi desenvolvida outra espécie de café, também com seus tipos e características, o "Robusta Africana", conhecido no Brasil como "Conillon", onde é menos consumido que o arábica.
O café foi trazido da Guiana Francesa ao Brasil, pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta.
Não conseguiu as mudas de maneira planejada pedindo ao governador da Guiana Francesa , mas ao se tornar amante da filha a consegue por meio de um presente de despedia ,entre as flores dissimuladas pela folhagem se encontrava mudas de sementes, assim nesse presente encontra o embrião do império nacional.
Do Pará , se estendeu para o Maranhão , finalmente em 1760 foi trazida para o Rio de Janeiro por João Alberto Castelo Branco, onde se espalhou pela Baixada Fluminense,Sul de Minas ,Espirito Santo e posteriormente pelo Vale do Paraíba atingindo depois Campinas ,no Oeste velho de São Paulo depois Oeste Novo a região em que se encontra Ribeirão Preto e Araraquara e passou mais tarde para as regiões de terra roxa do Norte do Paraná e Mato Grosso.





Se for consumido com moderação faz bem mas em excesso como qualquer outro alimento faz mal, por causa da cafeína.


Objetivo: Analisar se a cafeína presente no café faz bem ou mal para o profissional da educação.
Justificativa:Pois o café é bastante consumido entre os docentes nas escolas ,lembrando que é um estimulante que deixa a pessoa mais irritada ,sentiu-se a necessidade de fazer um levantamento dos riscos e benefícios senão seria o caso de trocar esses hábitos para chás calmantes como camomila e erva-doce.

A cafeína
È um composto químico , classificado como alcalóide ,pertence ao grupo das xantinas, designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina(C8H10N4O2)
Propriedades medicinais
? É analgésico
? Cardiotônico
? Digestivo
? Diurético
? Estimulante
? Excitante
? Revigorante intelectual
? Sudorífero
? Tônico
? Aumenta o metabolismo
? Estimulante do sistema nervoso
? Diminui o cansaço mental
? Dilatar os brônquios
? Auxilia no tratamento de Diabetes Mellitus ao baixar a glicose
"Efeitos adversos
A cafeína está associada com desmineralização óssea, podendo contribuir para a osteoporose.

2. Alguns estudos recentes mostram uma possível relação entre o consumo de cafeína e o câncer de bexiga. Outros estudos mostram que o consumo de 1 xícara de café ao dia é suficiente para aumentar o risco de cancer de estomago, rins, pulmoes, colon e esofago.

3. Piora de quadros de ansiedade, insonia e depressão.

4. Problemas no estomago (gastrites e úlceras) e refluxo (azia).

5. Elevação da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, mesmo quanto tomado sem açúcar.

6. O consumo de 5 xícaras de café por dia está associado a um aumento de 300% no risco de doenças cardiovasculares.

7. Aumento do risco de abortos e bebes nascidos com baixo peso, quando consumidos por gestantes.

8. Certamente é a droga mais consumida no mundo, por ser lícita e considerada inofensiva pela população. Lembrando que droga é uma substância química que atua no Sistema Nervoso Central e que causa dependência.

9. As últimas pesquisas de mercado feita pelos produtores de café demonstrou que o café tem uma penetração de 97% no Brasil (ou seja, das mais de 1.600 pessoas entrevistadas, 97% bebiam café regularmente e haviam tomado café no dia da pesquisa ou no dia anterior!). É realmente preocupante!"
http://www.bapvarzea.com/enfermagem/1624-males-da-cafeina Acessado dia 04 de agosto
de 2011
Ao olharmos para esses problemas, vemos que são usualmente atribuídos ao estresse e dificilmente ao uso do café. Mas é exatamente isso que a cafeína produz no organismo: estresse, ou melhor, distresse. Quando entra em contato com o organismo, a cafeína provoca um aumento da produção de hormônios do estresse pela glândula supra-renal. Entre eles, destacam se a adrenalina e a noradrenalina, bem como os hormônios glicocorticóides, que suprimem as reações imunológicas.

O caminho metodológico
O caminho metodológico foi a análise de artigos que versam sobre as propriedades do café, tendo como base a dedução .

http://www.bapvarzea.com/enfermagem/1624-males-da-cafeina Acessado dia 04 de agosto de 2011
Olhando os índices se percebe que a cafeína é a droga mais consumida no mundo ,encontrada na coca-cola,chocolate,café.guarana ,cola .chá mate ,chá preto.

Análise e discussão

Com moderação tem alguns benefícios para o docente como energia para exercer as atividades, estar em alerta por sua relação com o sistema nervoso para perceber as ações dos alunos mas em excesso pode sim fazer mal e lembrando que sendo estimulante aumenta a irritação .
Se a cafeína é uma droga que pode causar dependência física e psicológica ,se o café apresenta a cafeína ,na sua composição ,por dedução sabe que pode levar também assim confirmando a sugestão ao observar que o paciente L.D ao parar de tomar café habito seu diário, leva a muitos sintomas.
Utiliza a rota das anfetaminas, a mesma utilizada pela cocaína e heroína pelos seus efeitos serem mais leves é mais bem tolerada.
Em excesso a cafeína pode levar ao aparecimento de alguns sintomas comuns a doenças muito comuns no exercício da docência e a vida moderna como ansiedade,depressão,irritabilidade,agitação,ansiedade,dor de cabeça e insônia.
Por outro lado apresenta benefícios que esses profissionais sentem como aumento da concentração,agitação,ansiedade,dor de cabeça e insônia.

Referências Bibliográficas:
http://www.jacarandaorganico.com.br/v_05/historia_do_cafe.html Acessado dia 29 de julho de 2011
http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm Acessado dia 29 de julho de 2011
http://pt.shvoong.com/society-and-news/news-items/423062-propriedades-caf%C3%A9/ Acessado dia 29 de julho de 2011