Às vezes nós alimentamos nossos cães com alimentos que estamos acostumados a comer no dia a dia e não pensamos que há substâncias química neles e isso pode ser perigoso. Um desses alimentos é o chocolate. O vilão da história é uma substância encontrada dentro do cacau, a teobromina, e a quantidade varia dependendo do tipo de chocolate.

Nós sabemos que a teobromina causa danos aos cães, mas o que acontece se um cão come chocolate?

Nas primeiras horas de ingestão, o cão começará a mostrar sintomas como vômito, diarréia e/ou hiperatividade. Quando isso ocorrer leve-o rapidamente ao veterinário. Se deixá-lo sem tratamento, você notará que que o animal exibirá sinais mais alarmantes como inquietude, contração muscular, aumento da urina, aumento de frequência cardíaca. Isso significa que há níveis altos de toxina na corrente sanguínea do cão.

Claro que, como o chocolate afetará o cão, depende de fatores como o peso, a idade, condição da saúde dele, como também o tipo de chocolate. O chocolate branco não fará mau como o chocolate preto. Quanto maior o teor de cacau, pior para o animal.

Leva em média 24 horas para que a teobromina alcance o nível crítico que leva a ataques epiléticos, hipertermia (aumento da temperatura), coma e morte.

Um cachorro pode morrer de comer chocolate? Sim, mas felizmente nós podemos mantê-los longe desse perigo.

Se você gosta de agradá-lo dando alimento, procure por produtos específicos para a espécie. O mercado oferece uma variedade de produtos próprios para cães.

Dra. Cynara Campanati
http://vettherapy.com.br/blog