CADA UM TRAÇA O SEU DESTINO

Essa frase, cada um traça o seu destino, é muito conhecida, muito badalada por aí. Entretanto, existem muitas pessoas que acreditam que o seu destino já esteja traçado, antes mesmo de nascer. Bem, tudo pode ser um ponto de vista, mas na verdade o que vemos pela lógica das coisas é que, cada um traça o seu destino. Veja bem que não estou me referindo a religião, embora algumas religiões que existem na sociedade humana tenha, em parte, esse tipo de filosofia.
Estou procurando dar um tratamento bem lógico e profissional a esse tema. Se o jovem estuda, ele obtém o diploma e consegue, por consequência, um emprego melhor do que aquele que não estuda. vejamos num exemplo mais específico: o jovem que estuda medicina poderá exercer a profissão de médico. (desculpe o óbvio, mas é só para podermos analisar a lógica da coisa). Mas se esse mesmo jovem não tivesse estudado, logicamente ele não estaria atendendo num consultório médico. E aonde foi parar o destino? Nesse caso, o jovem escolheu estudar, e foi também fruto de sua escolha, quando ingressou na faculdade, optar pela cadeira de medicina. Não foi o "Sr destino" que escolheu para ele. Não foi o "Sr destino" que fez as provas para ele, que acordou cedo para ir para a faculdade, que ficou madrugadas em claro estudando para a prova. Mil vezes não!
Tenho um sobrinho que acabou de se formar em sargento do exército. Acompanhei a sua luta para conseguir alcançar o sucesso. Foi dureza, o jovem rapaz ficava dias sem poder ir para casa, acampado no meio do mato. Sempre que chegava em casa percebíamos que ele estava muito magro, com a cabeça completamente raspada, cansado e com olheiras, dando aquele duro peculiar da vida militar, principalmente para os iniciantes na vida de caserna. Hoje está extremamente feliz e orgulhoso. Foi graças ao destino ou graças ao seu esforço e dedicação?
Geralmente a pessoa que pensa que o seu próprio destino já está traçado, acaba se tornando uma pessoa fracassada. Infelizmente.
Tome as rédeas de seu futuro. Escreva você mesmo a sua história. Não se deixe levar pelo vento, afinal você não é um veleiro. Aliás, nem mesmo as embarcações que se movimentam pela força do vento são levadas por ele. Todas tem um timão e um leme, e por conseguinte, acabam domando a espetacular força eólica a seu favor. Os navegantes do mar que usam embarcações a vela, seguem para onde querem ir e não para onde o vento está soprando. Já parou para pensar nisso alguma vez?
Lembre-se sempre: CADA UM TRAÇA O SEU DESTINO.

Paz e sucesso,

SERGIO MATOS.