O município de Cabo Frio é localizado no estado do Rio de Janeiro. Em uma latitude de quatro metros acima do nível do mar. Faz divisa com Arraial do Cabo ao sul, Armação de Búzios ao leste, Araruama e São Pedro da Aldeia ao oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim ao norte. Foi fundada 13 de novembro de 1615. É o principal município da Região dos Lagos e o sétimo mais antigo do Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualmente já são 191 mil moradores. Não precisa estar em alta temporada para ver Cabo Frio com grande movimento. Já se encontra no ritmo de cidade grande. A cidade mudou de cenário desde um tempo atrás.

A hidrografia de Cabo Frio é muiro rica. Possui uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. O Forte São Mateus do Cabo Frio é um monumento histórico que no período da colonização portuguesa, guerriou contra a defesa da costa de região de invasores estrangeiros e de piratas. Cituada no canto esquerdo da Praia do Forte, na cidade.

A Praia do Forte, conhecida também como Praia da Barra tem 7,5 hm de extensão. É onde fica localizado o Forte São Mateus deo Cabo Frio, construído no século XVII. É um dos convites da cidade e ponto de encontro de jovens e turistas. É considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte. Mas além da Praia do Forte, Cabo Frio tem outras grandes praias: Praia Brava, Praia do Peró, Praia das Conchas, Praia de São Bento, Praia do Siqueira, Praia do Sudoeste, Praia das Dunas, Praia do Foguete, Praia das Palmeiras e Ilha do Japonês.

As principais atividades econômicas da cidade é o turismo, a pesca, vestuário (moda praia), indústria, extração de petróleo. O Gamboa Shopping é ao céu aberto na rua popularmente conhecida como a Rua dos Biquínis. Ele possui passarelas de madeira e nunca deixando de lado a parte natural, possui também lindos jardins com bastante verdes e toldos em formato de lírios para amenizar o calor durante o dia.

O grande ponto turismo, como já citado antes, é o Forte de São Mateus. Construído por portugueses com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses que vinham com o maior objetivo de buscar a grande quantidade de pau-brasil na região. Os canhões utilizados por eles nas batalhas ainda se encontram voltados para o mar. Onde os soldados viviam, a casa hoje serve como um lugar para artesãos mostrarem seus trabalhos.

O bairro da Passagem foi planejado como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru e as suas características da época de fundação do município ainda prevalece. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico. Ao caminhar pelas suas ruas, é possível notar o calçamento e constuções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, suas pequenas janelas baixas, lampiões. A minoria destas casas conservam ainda as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas. A passagem tornou-se uma vila de pescadores após o urbanismo do município ter sido transferido para o Centro. O bairro abriga a Igreja de São Benedito, construída em 1701. A pequena capela foi construída especialmente para os escravos negros.

O Monumento do Anjo Caído encontra-se no Canal do Itajurú, no Portinho. Ganhou esse nome por haver uma inclinação na coluna que o sustenta, resultado do movimento e força das marés. O anjo foi esculpido sobre uma coluna de nove metros de altura em pedra, no início do século XX. Há planos do monumento ser reformado pelo governo do Rio de Janeiro, pois já se encontra em condições precárias.

No carnaval a cidade é o segundo carnaval do estado, atrás somente da capital. Movimento muitos foliões nos desfiles das escola de samba em fevereiro, e os blocos de rua. Tem também o carnaval fora de época, Cabofolia.

A história da cidade é muito relacionada com a religião. No bairro da Passagem foi construída a igreja de São Benedito. Uma réplica de um barco de pesca foi colocada no altar da igreja, representando a humildade e a fé dos negros que assistiam a missa na época.

Construídas pelos padres franciscanos em 1740 há também a pequena capela Nossa Senhora da Guia, que fica no alto do Morro da Guia e oferece uma linda vista da cidade. A imagem da Nossa Senhora da Guia foi colocada na capela apenas em 1982, quando foi reformada. "Havia um altar para a imagem de Nossa Senhora da Guia no Convento Nossa Senhora dos Anjos, que fica bem no pé do Morro da Guia. Porém, quando colocada neste altar, no dia seguinte, pela manhã, aparecia sempre no alto do morro. Era, então, levada para baixo e recolocada no altar e, novamente, ao amanhecer, aparecia a imagem no alto do morro. Após algumas tentativas frustradas, resolveram construir a Capela de Nossa Senhora da Guia exatamente no alto do morro, e foi colocada ali a imagem da santa, fazendo assim a sua vontade." Conforme a lenda. 

O maior altar em estilo barroco, ouro como detalhes, é a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção, padroeira esculpida em madeira. Vindo direto pra Matriz de Cabo Frio, foi a terceira imagem trazida ao Brasil no século XVII. Do lado direito de dentro da matriz, foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A imagem da Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 24 de setembro de 1721 por um pescador, em um lugar chamado ''Taboleiro'', em uma gruta de pedra. A imagem é feita de nogueira, medindo pouco mais de um palmo.


Citação: Wikipédia