Bullying

O Bullying escolar na infância é uma prática observada em várias culturas. Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E todo ambiente escolar pode apresentar esse problema.
Geralmente quem pratica o bullying nem se preocupa em ser simpático,gosta de ser admirado e de meter medo nos outro e pode exercer influencia negativa sobre o grupo. O alvo adsa atitudes de bullying pode ser um grupo ou pessoa são pouco sociáveis, inseguras tem poucos amigos, são quietas e não tem esperança de se adaptar ou ser aceitas pelo grupo. As testemunhas são a grande maioria dos alunos que convivem com a violência e se calam, por medo de se tornarem as próximas vitimas. Apesar de não sofrerem as agressões os alunos que vêem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer.

Segundo o médico Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. Eles podem identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse. lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família".

CONSEQUENCIAS DO BULLYING

· Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar torna-se tottalmente contaminado. Todos os alunos são afetados negativamente, inclusive as testemunhas, causando ansiedade e medo. Alguns alunos até se tornam autores de bullying, quando percebem que este comportamento agressivo não esta trazendo nenhuma conseqüências para quem o pratica.

· Quem pratica bullying poderá levar a vida adulta o comportamento agressivo não, reproduzindo as atitudes anti-sociais sobre a família ou no ambiente de trabalho. As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicads e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para aformação de uma cultura de não-violencia na sociedade.

· A criança ou adolescente que é alvode bullying, dependendo de suas características individuais e sua relação com o meio social, em especial a família, poderá não superar o trauma sofrido na escola. Poderá crescer com sentimentos negativos, baixa-estima , tornando-se um adulto com sérios problemas de relacionamentos, podendo assumir um comportamento agressivo, ou tender a depressão.


DICAS PARA AJUDAR VITIMA DE BULLYING

· Informe seu professor sobre quelquer situação de bullying que você tenha testemunhado.
· Se o seu amigo contou que sofreu o bullying, tente convence-lo a procurar ajuda de yum adulto.
Procure fazer com o que o seu amigo, que sofreu bullying, se sinta mais a vontade no grupo. Com este presente trabalho aprendi a indentificar que uma simples brinacadeira pode se tornar algo mais grave como o bullying. E o Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família, assim a vitima de bullying sente-se mais a vontade no grupo em que vive. Espero que no Brasil se fale um pouco mais sobre o assunto bullying so assim etenderemos um pouco mais sobre o assunto e vamos estar prontos para acabar pela raiz o mal do bullying.


REFERÊNCIAS



revistaescola.abril.com.br/.../bullying-escola-494973.shtml
www.brasilescola.com ? Sociologia