1.Introdução
Trazemos para discussão um tema muito importante hoje em nossas instituições de ensino que envolve toda sociedade, o Bullying. Essa é uma pratica cruel e opressora, o Bullying pode ocorrer em qualquer conjuntura social, classificadas por escolas, universidades, família, vizinhança e por incrível que pareça no trabalho sua pratica pode ser também detectada, não se concentrando somente no âmbito educacional.
2.Atenção redobrada no rendimento escolar.
O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. As vítimas de bullying apresentam isolamento e queda no rendimento escolar. Pessoas que passam por este tipo de humilhação racista, difamatória ou separatista podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma.
A agressão hoje é bem explícita. Talvez porque, espantosamente, não cause mais tanta indignação, o que encoraja o ataque. Na crise de valores em que vive, diminuiu o respeito pelo outro, diminuiu a solidariedade (SILVA, 2011, P. 169).

Em casos extremos a opressão é tão acentuada que chega a afetar o estado emocional do jovem, levando a vítima , a adotar soluções trágicas, como cometer suicídio.

3.Conclusão
O Bullying deve ser combatido. Cabe ao corpo docente das instituições de ensino se preparar para atuar junto ao educando com um trabalho de prevenção. Os estabelecimentos de ensino devem elaborar um programa antibullying cujo foco será prevenir o surgimento de novas ocorrências de violência escolar e dar um suporte para os casos já presentes. A busca pela melhoria do convívio social deve ser uma constante entre os jovens.