Pela segunda vez neste mês, eles se reuniam para criar um novo trote.

Há mais de 8 anos que o grupo criava trotes cada vez que entrava um novo colaborador na empresa.

 

Danilo foi contratado como estagiário no setor financeiro.

Logo que chegou na empresa para o seu primeiro dia de trabalho, seus colegas avisaram que o elevador estava com problemas e eles teriam que subir até o 15º andar para a reunião mensal com o diretor geral.

 

Danilo estava com quase 100 kg e subir pela escada foi um verdadeiro sacrifício. Quando finalmente chegou ao andar da reunião, todos já estavam lá e dando risadas em vê-lo todo suado e ofegante. Ele ficou muito constrangido ao perceber que era um trote e depois disso, não conseguia se integrar à equipe. Mostrou-se bem irritado e isto só piorou a relação.

 

Seus colegas, o chamavam de “marcha lenta”, “molha camisa”, “tico e teco letárgico” e “massa mole”.

 

Esta história demonstra como pode acontecer o bullying nas empresas. Outros casos que podemos mencionar são de perseguições às pessoas: com comportamento diferente, de raça diferente, com opinião diferente, aquelas que estão mais próximas à chefia, entre outras.

 

O bullying na empresa se caracteriza por pessoas que utilizam a força grupal ou de apenas um indivíduo (bully) que intimida e/ou provoca danos morais e psicológicos, intencionais e repetidos a uma ou mais pessoas, que se encontra em situação de incapacidade de defesa.

 

Como resolver esta questão?

A premissa básica é observar se isto acontece e em que ocasiões. Tratar o assunto abertamente e nunca incentivar o grupo. Outra maneira é tratar o assunto através de palestras e workshops para toda a equipe.

 

Este é um assunto delicado, e se não tomarmos cuidado, poderemos perder ótimos profissionais e  repentinamente perceber que o clima da empresa está se tornando insustentável por ações de um determinado grupo ou mesmo de um indivíduo.

 

Abra seus olhos para o bullying empresarial, ele pode estar acontecendo ao seu lado sem que você se de conta dos danos que estão acontecendo à você, ou a sua empresa.


 

Lucienne Baldez (ALLVO DTC)


Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: [email protected]


Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC. Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases" empresariais utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.