BULLYING; Conhecer para compreender e combater.

FAMÍLIA X ESCOLA, RESPONSABILIDADE, UNIÃO E PARCERIA.

Por Ana Rose Borges do Nascimento

 RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade dar a conhecer um fenômeno bem presente entre nós e que vem crescendo dia a dia com resultados catastróficos. Bullying, que segundo CLÉO FANTE, é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente. Para muitos tais atitudes, são vistas como brincadeiras inofensivas, ocasionadas no interior da família, nas escolas, no trânsito entre outros, muitas vezes o bullying (piadinhas, chacotas), levam a atitudes violentas, acarretando na maioria das vezes consequências desagradáveis. Pesquisas revelam que a escola e a família tem o papel decisivo na vida dos seres humanos, portanto este estudo tem por objetivo, possibilitar informações que possam auxiliar no combate ao bullying, intensificando que é na escola e na família, é que aprendemos as verdades eternas e vivenciamos valores mais elevados e consequentemente ganhamos a identidade como herança. Dessa forma, é fundamental fortalecer o comprometimento da escola e da família na formação do indivíduo. É crescente a preocupação da população no sentido de aplacar a violência, de desenvolver a harmonia, de estabelecer a paz entre os povos mais isso só poderá ser possível com a parceria entre os segmentos da escola e da família uma vez que estas são as instituições onde vivenciamos as nossas primeiras experiências sociais. E para os que os indivíduos possam ser referencia de relacionamento a instituição deve ser pautada no respeito e na solidariedade.

Palavras-chave: Bullying conhecer para compreender; o papel da escola e da família; consequência do bullying; ações para possível superação bullying;

ABSTRACT

This work aims to inform a phenomenon well present among us and that is growing day by day with catastrophic results. Bullying, which according Cleo Fante, is a set of aggressive attitudes, intentional and repetitive that no evident reason. For many people, these attitudes are seen as harmless pranks, caused within the family, schools, traffic among others, often bullying (jokes, teasing), lead to violent behavior, causing mostly unpleasant consequences. Various researchs shows that schools and families have the decisive role in the lives of humans, therefore this study aims, enabling information to help in the fight against bullying, which is intensifying in school and family, is that we learn eternal truths and experienced higher values ​​and consequently won identity as inheritance. Thus, it is essential to strengthen the commitment of the school and the family in shaping the individual. There has been growing public concern in order to placate the violence, develop harmony, to establish peace among peoples more this can only be possible with the partnership between the segments of the school and the family because these are the institutions where experienced our first social experiences. And for those individuals may be references relationship the institution must be based on respect and solidarity.

Keywords: Bullying knowing to understand, the role of school and family; consequence of bullying; possible actions to overcome bullying;

INTRODUÇÃO

            Pesquisas revelam a incidência de crimes nas escolas, ocasionadas pelo bullying, fato este, que vem despertando a preocupação no sentido de conhecer os fatores que levam o ser humano a desenvolver um comportamento irracional e inconsequente, tal atitude tem se mostrado a disseminação entre adolescentes e jovens, como também em crianças da 1ª infância. Em 1970 o professor da universidade da Noruega DAN OLWEUS, relacionou a palavra bullying a um fenômeno, após estudar as tendências suicidas entre adolescentes. É válido ressaltar que o pesquisador através dos estudos descobriu que os jovens suicidas tinham sofrido ameaça e que o bullying era um mal a ser combatido. Dessa forma torna-se necessário estudar, discutir de forma mais séria o tema em questão para sensibilizar, e alertar a população que de forma direta ou indiretamente, possam um dia vir a ser uma vitima desse mal. Pois tal atitude tem afetado indivíduos, em todas as partes do mundo causando transtornos psicológicos, levando em casos mais extremos ao suicídio.

DESENVOLVIMENTO

                        A escola e a família têm um papel decisivo no desenvolvimento psíquico das crianças e dos adolescentes, são as instituições onde acontece a primeira e mais efetiva experiência social e em aprendizagem na vida dos seres humanos, normalmente, pais e professores devem estar em sintonia para que possam alicerçar a educação das crianças pautada no diálogo, no respeito, na inserção de valores limites e regras previamente estabelecidas, para que sirva como orientação na sua vida futura.

                           Muitas vezes pais e professores sem perceber despertam para algumas brincadeiras que rebaixam a personalidade do indivíduo dentro instituição, a partir daí as crianças apresentam atitudes bastante diferenciadas, como vergonha, isolamento, baixa estima. Sendo assim, ambos devem estar atentos, cuidadosos no falar e espertos no sentido de buscar ações, bastante significativas, vivenciando os mais diversos valores, mas principalmente os que estabelecem laços afetivos verdadeiros, a fim de melhorar em todos os aspectos a vida da criança e principalmente respeitando as limitações e os medos que elas apresentam. 

                          O estudo revelou que muitos crimes ocasionados por bullying. São vitimas que sofreram no anonimato, e que foram acometidas na infância. Comprometer-se com valores, afeto e o diálogo e a melhor forma para se resolver as dificuldades presentes na vida dos seres humanos, sendo assim o professor e os pais devem explorar e incorporar todas as formas para elevar autoestima das crianças, a fim de aplacar os ânimos e fortalecer a convivência diária, para promover efetivamente a cidadania, o respeito, à amizade, e a solidariedade, harmonia e a colaboração, e só assim o individuo saberá estabelecer uma boa relação de convivência em qualquer grupo. A família e a escola são primordiais  na formação do cidadão segundo CHALITA;

 

                                  “É preciso preparar o aluno para que ele tenha a capacidade de trabalhar em grupo, como líder ou colaborador, mas em grupo. Só assim ele saberá atuar em família e na comunidade. ’’(2001, p.14).

 

O PAPEL DA ESCOLA NO COMBATE AO BULLYING

                        É válido ressaltar que a escola deve através de ações pedagógicas pautadas no respeito, na amizade e na tolerância, favorecer a interação entre alunos, professores e todo segmento da escola. Deve também promover ações em que o aluno possa controlar  suas emoções e a internalizar  valores, como também a ampliar os conhecimentos. O professor deverá promover também ações colaborativas, para que o aluno se desenvolva plenamente como assegura a LDB, a ludicidade também e um mecanismo importante na escola, pois o ato de brincar nos permite promover o respeito, partilha a tolerância e principalmente treinar a espera que muito difícil para muitos.  Segundo Chalita (2001)  A Educação, a solução está no afeto, precisamos repensar a pratica pedagógica, nos questionar, Qual o papel da escola? Buscar formas de se trabalhar conteúdos mais significativos, mas também o equilíbrio e a emoção sabemos que a escola cabe a difícil tarefa em especial, ao educador o grande desafio de uma nova relação educacional firmada em três pilares; habilidade cognitiva, social e emocional.

             Para Chalita (2001, p.15)

  “Embora a escola seja um local privilegiado, a educação se dá na vida e se dá para a vida e para a felicidade. ’’

             Nesse sentido, o papel da escola precisa também de uma nova proposta, repensando os conteúdos, espaço físico, profissionais na área de saúde e principalmente valorização profissional, mas também. O que ensinar? Para que ensinar, como ensinar. Envolvendo atividades importantes para o desenvolvimento emocional e da aprendizagem das crianças em todas as fases, utilizando recursos pedagógicos fundamentais que atendam as necessidades dos alunos, porém as atividades deverão ser organizadas e planejadas com enfoque diferenciados dentro do contexto pedagógico, sem, contudo querer assumir o papel da família.

O PAPEL DA FAMÍLIA NO COMBATE AO BULLYING

           

            O Brasil vem sendo marcado por transformações sociais, culturais, éticas e também a nível de comportamento humano, o que permanece com tudo são as responsabilidades e as competências consideradas insubstituíveis á família quanto à assistência, promoção de valores educação e proteção aos seus membros. Para Chalita:

              [...] A família tem a responsabilidade de formar caráter de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais, (2001, p.20).

       

        Dados recentes mostram que o bullying tem disseminado todas as faixas etárias, mas atingindo principalmente adolescentes e jovens. Dessa forma a família e a principal instituição, na vida do individuo e ela que dá o suporte fundamental no processo de desenvolvimento, e de formação moral e ética do ser humano e nelas que os filhos devem buscar o sentimento de pertencimento, possibilitando, através do respeito, da imposição de regras, limites, possibilita o encontro da criança e o aprender consigo mesma, e com os outros favorecendo o enfrentamento de seus problemas em harmonia e respeito entre os seus. Nessa perspectiva, a família deve também favorecer a construção da autonomia pessoal, estimulando desde cedo a habilidade do trabalho coletivo e do convívio harmonioso entre os membros que as compõe.

         CONCLUSÃO

             O ser humano precisa de referencia para que possa reproduzir o modelo de educação familiar que recebeu na infância, a criança necessita de atenção, amor, carinho, cuidados, regras, limites e valores que devem ser fortemente internalizados em sua ação diária para que no futuro ela possa propagar e ter uma vida com mais amigos, respeito, tolerância e outros. A escola através dos seus segmentos deve estar antenada na observância das atitudes de relacionamento. Dessa forma é imprescindível uma parceria verdadeira, entre a escola e a família elas devem buscar e desenvolver uma parceria para e que a criança se desenvolva plenamente, que a mesma tenha a preocupação de oferecer a criança possibilidades para despertar principalmente a autonomia, a criticidade e a responsabilidade. Sendo assim deve se usar todas s ferramentas possíveis para que a criança aprenda, que exerça a cidadania e saiba respeitar, esperar e viver em grupo. Nesse sentido há de se ressaltar a importância social que a interação entre pessoas da família e da escola podem resultar fatores significativos na vida do cidadão.  Quando trabalhamos com crianças em idade escolar principalmente quando dialogamos ,brincamos, percebemos que as crianças aprendem a cultivar valores e regras morais do seu contexto sociocultural e que os educadores devem buscar novas formas de intervir pedagogicamente na sala de aula, com técnicas favoráveis ao desenvolvimento da criança. A escola e a família são os primeiros espaços de convívio coletivo das crianças e o afeto, o diálogo, são indispensáveis à vida, pois através dela podemos potencializar a exploração e a construção do conhecimento e uma socialização tranquila e segura. Dessa forma conclui-se que as relações família e escola, diálogo. afeto,  inserção de valores são instrumentos  necessários,  para que o individuo possa desenvolver,  ele  precisa aprender com  os outros através da  troca e do afeto,  ser feliz e equilibrado, pois só assim se sentirá segura  para expor seus sentimentos, dúvidas e curiosidades e se destacar como profissional e pessoa respeitando-se a si e ao próximo.

 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

CHALYTA. Gabriel, Educação, solução está no afeto editora Gente  2001.p 13,14.23

SET, Sistema Terra de Educação. Coleção Família e escola – 2008

BECKER, Sigrid Izar, Mundo Jovem - 2010