BRINQUEDOTECA - NA ESCOLA TAMBÉM SE BRINCA

Analídia de Castro Santos

Eliane Carvalho Viana de Mendonça

Marilda da Silva Rezende

 

RESUMO: A intervenção da atividade lúdica no desenvolvimento infantil tem sido de suma importância, e nesse artigo abordaremos sobre os espaços mais utilizados para a potencialização dessa atividade, a brinquedoteca, enfocando os objetivos destinados a elas e suas finalidades em cada ambiente, resgatando a importância do lúdico para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Buscaremos relatar experiências de espaços reservados a brinquedoteca, suas definições, funções e as possibilidades dos espaços a serem utilizados.

BRINQUEDOTECA

O termo brinquedoteca e ludoteca é muito utilizada para representar essas salas de jogos ou brincadeiras, que a cada dia vem crescendo em vários ambientes. De acordo com Negrine:

“O número de brinquedotecas tem aumentado sobremaneira, pois o governo desses países tem visto os resultados sociais que as brinquedotecas desencadeiam.” ( NEGRINE, 1994, P. 43)

Ludo origina-se do termo latino ludu, com significado de jogo, diversão. Segundo Negrine:

“as ludotecas são espaços de jogo, onde as crianças, jovens e adolescentes, vão brincar. No Brasil se costuma denominar de brinquedoteca, termo adequadamente justificado uma vez que a lingua portuguesa se utiliza habitualmente o vocabulário brincar, quando se faz referência ao jogo infantil”( NEGRINE, 1994, P. 45)  

As brinquedotecas costumam localizar-se em diferentes espaços. Costumamos encontrar brinquedotecas em escolas, comunidades, condomínios, hotéis, hospitais, universidades, clinicas, empresas, etc. Geralmente, as brinquedotecas costumam ser freqüentadas por crianças e jovens. Em alguns lugares existem brinquedotecas especializadas para crianças com necessidades especiais. Quando a brinquedoteca atende a adolescentes, atende ao objetivo, muitas vezes de integrá-lo a um ambiente sócio saudável. De acordo com Tânia R. Fortuna:

“as conseqüências psicológicas de uma hospitalização são muitas, mas a criança no hospital continua sendo criança e para garantir seu equilíbrio emocional e intelectual o jogo é essencial. Pelo brincar sua condição de criança – e não apenas de paciente – é reafirmada.”(FORTUNA, 2007. P. 32)

Uma brinquedoteca pode ser organizada de acordo com as necessidades de cada localidade. No Brasil, ainda confunde-se muito o verdadeiro objetivo da brinquedotecas. Há poucos exemplos de brinquedotecas brasileiras que se caracterizam como lugar onde a criança ou jovem vai somente para brincar. De acordo com Mallmann:

“as brinquedotecas são ainda muito recentes, talvez por isso, esse espaço seja visto de forma pejorativa por algumas pessoas que acreditam que seja destinado apenas para passar tempo.” (MALLMANN, 2005, P. 23)

As brinquedotecas podem apresentar diferentes objetivos, porem, antes de tudo, devemos ter claro que não podemos confundi-la com creches. As brinquedotecas tem como principal objetivo disponibilizar uma primordial diversidade de brinquedos e, se necessário ensinar as regras dos jogos.Uma brinquedoteca deve ser segunda Negrine:

“ser um centro de recursos que empresta brinquedos, material didático, e material de primeira infância; oferecer conselho profissional, informalmente para orientar os pais na eleição de jogos pedagógicos; servir como local para a reunião de pais, facilitando o intercambio de informações e experiências; oferecer espaço físico onde crianças, jovens e adolescentes possam brincar.”(NEGRINE, 1994, P. 46)

Para alguns autores a brinquedoteca dentro da escola deve ser um lugar aonde os alunos irão apenas para brincar, não devendo oferecer oficinas com a finalidade de ensinar técnicas artísticas, expressivas e manuais. A brinquedoteca deve caracterizar-se como um espaço onde o brincar seja o objetivo principal.  Contudo, existem outros autores como por exemplo Andrés que defendem a idéia de que:

“a brinquedoteca é o espaço em que a criança pode construir brinquedos tecnológicos, com o intuito da aprendizagem eletrônica enfim é um lugar de oficinas.”(ANDRÉS, 1991, P. 84)

Apesar de apresentarem diferentes opiniões a cerca da criação e dos objetivos de uma brinquedoteca no ambiente escolar, ressalta-se a sua importância, propondo-se que comece a utilizar espaços ociosos que existem dentro da maioria das escolas para a criação de brinquedoteca nas escolas.

Em uma brinquedoteca, deve existir uma diversidade de brinquedos que atenda a todas as idades. Deve-se ter cuidado com a própria disposição de materiais, para que seja um convite ao inicio da brincadeira, é importante que as crianças e adolescentes que freqüentam aquele espaço envolvam-se com sua manutenção, orientados pelos brinquedos que lá trabalham.

Alguns autores propõem a disposição dos brinquedos de acordo com seu tipo em cantinhos. Eles devem ser destinados à diversidade existente de brincadeiras, existindo cantinho do faz-de-conta, o cantinho das historias, o cantinho da musica, o cantinho dos carrinhos, etc.  

  

BIBLIOGRAFIA

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: perspectivas psicopedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1994.

MALLMANN, Elisete. O que podemos esperar de uma brinquedoteca. 2005. Disponível em: <http://www.abrinquedoteca.com.br. Acesso em 18 set. 20014.

FORTUNA, Tânia R.Brincar, viver e aprender: educação e ludicidade no hospital. Escola Oficina Lúdica. Disponível em: <http://www.escolaoficinaludica.com. Acesso em 05 out. 2014.

ANDRÉS, T. La dimensión didáctica Del juguete tecnológico: juegos, juguetes y ludotecas – aportaciones Del primer seminário estatal sobre juegos, juguetes y ludotecas. Madrid: Pablo Montesiano, 1991.