A maioria das pessoas quando era pequena já brincara de jogo da memória. Esta brincadeira simples e divertida ganhou diversas versões para internet, por isso hoje já existe o jogo de memória on-line. Acompanhando a tendência de que as crianças também não saem da frente dos computadores, os jogos que antes eram brincados em cima da mesa com os amigos, podem ser jogados de maneira solitária através da internet. 

Um dos jogos mais clássicos era composto por algumas peças que representam determinadas figuras em um de seus lados. As figuras são repetidas em mais uma peça e todas elas são viradas de cabeça para baixo. Cada jogador, em sua vez, deve escolher duas peças e virar, a fim de encontrar as duas iguais. Se o jogador não encontrar as peças, deve virar de cabeça para baixo novamente e deixar o outro jogar. O jogo termina quando as peças acabarem, e vence aquele que conseguir encontrar mais pares. No jogo de memória on-line funciona da mesma maneira. 

Caso você queira matar as saudades de sua infância e procurar por esses jogos, é possível jogar de forma totalmente gratuita em alguns sites. Os jogos de memória grátis podem ser encontrados em diversos sites de jogos on-line e carregam muito rápido, não precisando nem fazer cadastro nas páginas para utilizar o serviço. 

A maioria das pessoas, depois que cresce e adquire responsabilidades e compromissos que não possuía antes, esquece da diversão e dos jogos que brincavam quando eram menores. Crescer é inevitável, mas é possível fazer isso sem deixar de ser “criança”. Essas brincadeiras simples podem fazer você se esquecer do estresse, das preocupações do trabalho e da vida de forma geral. 

Se você possui filhos, sobrinhos ou qualquer criança em casa, não deixe de apresentar estes jogos simples e divertidos a eles. Atualmente, as crianças já nascem sabendo ligar e desligar o computador e entrar na internet. Mas, na maioria das vezes, não conhecem jogos de pedras como Dominós, ou de cartas, como o famoso Mico. 

Grande parte das crianças, hoje em dia, prefere ficar brincando no computador ou no vídeo-game ao invés de jogar bola com os vizinhos, andar de carrinho de rolimã (algumas nem sabem o que seja isso), brincar de bicicleta, correr na grama. Apresente para elas a sua infância e mostre como você se divertia com essas simples brincadeiras. 

Leve agora mesmo as crianças para fora de casa, e aproveitem o dia para se divertirem ao ar livre. Caso esteja chovendo ou já seja noite, aproveite para brincar com os jogos. Se a criança for internauta, apresente a ela os clássicos jogos de cartas, ou de peças, como o jogo da memória. Provavelmente ela irá gostar muito e pedirá para jogar sempre. Isso estimulará sua memória e raciocínio, ajudando nas atividades, inclusive nos trabalhos escolares.