IDENTIFICAÇÃO

Orientadora responsável: Marlete Neves da Cruz

Autora: Suzete Gomes Pereira

Co-autores:

Deise Oda Vasconcelos de Sal

Evanildes Santos da Cruz

Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda

Alunos atendidos:

Crianças do Jardim II

 

JUSTIFICATIVA

Este artigo evidencia alguns aspectos importantes sobre a Educação Infantil vivenciado na Creche Municipal José Luiz Borges Garcia, em Cuiabá/MT. enfatizando, principalmente a organização da rotina, ressignificando  o espaço educativo e as práticas pedagógicas no desenvolvimento da criança pequena .

            As ações desenvolvidas visam propiciar por meio das interações sociais e culturais, jogos, brinquedos e brincadeiras atividades que intencionalmente estimulem a imaginação, a criatividade e consequentemente estabelecendo situações desafiadoras levando a criança a buscar soluções por intermédio da sua própria vivencia cotidiana e interações do meio em que ela está inserida.

Muitas brincadeiras e jogos foram inseridos no Projeto Roda de Conversa, na formação em serviço da unidade, nos planejamentos semanais e posteriormente implementado no PPP da creche para garantir de fato o direito ao brincar das crianças nesta instituição educativa. Estes estudos e reflexões contribuiu para fortalecer a prática pedagógica, além de  informar, conscientizar e capacitar através de formações, oficinas e estudos reflexivos aos educadores, famílias e demais profissionais da instituição.

OBJETIVO GERAL 

  • Oferecer à criança a oportunidade de desenvolver plenamente, levando-a ao conhecimento e práticas de habilidades trazendo ao corpo e a mente um crescimento harmonioso e sadio em todos os aspectos: cognitivo, perceptivo, motor, afetivo e do autodomínio de si mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar e compreender a sua existência no mundo e aos diversos grupos sociais dos quais pertencem, respeitando suas regras e a diversidade que os compõe.
  • Proporcionar o ato de brincar em coisa seria e significativas para que as crianças desenvolvam suas habilidades e conhecimentos sem ferir suas integridades e infância.
  • Promover a socialização e a interação das crianças, famílias e educadoras;
  • Valorizar as atividades lúdicas, respeitando o direito da criança no processo do seu desenvolvimento pleno e integral.

METODOLOGIA

A metodologia aplicada nas atividades propostas levaram em consideração as atividades para criança na faixa etária de 2 a 4 anos de idade na educação infantil com o planejamento flexível para atender as diferentes características das crianças. As educadoras da unidade desenvolveram planos de aulas mensais com a participação e envolvimento de toda a comunidade escolar. Através de reuniões periódicas e formações continuadas.

 LUKESI,(2009) diz: ‘’as crianças da educação infantil precisam vivenciar a realidade e o faz de conta na infacia’’, por isso, são importantes proporcionar às crianças esse mundo lúdico, através dos jogos, brinquedos e brincadeiras para que a partir daí, elas possam enriquecer seus conhecimentos de maneira gradativa. Todas as ações realizadas foram planejadas e desenvolvidas por cada turma e no coletivo juntamente com as crianças.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICO

As fundamentações teóricas foram baseadas nas Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil, principalmente a Proposta do Município de Cuiabá, os Referenciais Curriculares para Educação Infantil, os exemplares do Brincadiquê e outros autores pertinentes à estas ações pedagógicas e tendo o planejamento diário como recurso na organização do trabalho cotidiano.

E dessa forma delimitarmos os assuntos das pautas para as reuniões formativas que foram discutidas no coletivo com os profissionais desta unidade durante o período elencando as principais dificuldades pedagógicas encontradas pelos educadores, demais profissionais. Utilizamos a semana pedagógica e outras reuniões para discussão e elaboração dos projetos com encaminhamentos para o planejamento das ações e metas a serem executadas ao longo do ano. As reuniões pedagógicas são muito importante nas elaborações das atividades.

CONCLUSÃO

Com essas ações propomo-nos a estimular o interesse, a criatividade e a curiosidade das crianças para que sejam críticas e construtores da sua própria história contribuindo com o seu desenvolvimento integral. Cabe enfatizar que a instituição educativa é um espaço de difusão de conhecimentos sistematizados e, nesse processo de difusão, os interesses se complementam. Nesse sentido, Freire enfatiza:

 Práticas educativas é sempre um ato político, não havendo, portanto, lugar para a neutralidade. Assim, a função dos educadores vai além dos questionamentos ou denúncias da escola como sendo apenas reprodutora de conhecimentos prontos e acabados, pois é preciso pensá-la em suas amplas possibilidades de realização de uma educação pautada na criticidade. (FREIRE 2002).

Os resultados alcançados foram satisfatórios, contemplamos todas as nossas metas. As ações pedagógicas realizadas conseguiram estimular a curiosidade das crianças possibilitando a construção do conhecimento para a leitura de mundo e ressignificar as práticas pedagógicas dos educadores para um olhar além das paredes. E à partir dessas experiências vivenciadas, observadas, avaliadas e relatadas percebemos avanços significativos no decorrer do ano.

REFERENCIAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação, Fundamentada Referencial Curricular Nacional par a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Ed. Fund. – Brasília: MEC/SER,1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade.17ª.ed.Rio de Janeiro:Ed.Paz e Terra, 1979.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Brincar II: Brincar e seriedade. FACED/UFBA, www.faced.ufba.br, Salvador. ROSA, Adriana (Organizadora). Lúdico e alfabetização./1ªed. (ano2003), 5ª reimpr./ Curitiba: Juruá, 2009.