Brincadeiras e jogos na Educação Infantil

 

Claudemir Santos Teles

 

 

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras e dos jogos no desenvolvimento infantil. Brincar e jogar são com certeza as formas mais eficazes de despertar na criança a atenção e o gosto para uma atividade. E devem estar presentes na vida cotidiana das crianças. É através das atividades lúdicas que as crianças irão desenvolver a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do manuseio. Também por meio dessas atividades as crianças serão capazes de despertar a imaginação, a atenção, a criatividade e até mesmo a expressão corporal.

Para isso, Carvalho ( 1992. p. 28) afirma que “ ... o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo.”

Quando as crianças brincam e jogam, estão desenvolvendo saberes, resolvendo conflitos, experimentando sensações e aprendendo a conviver em grupo. O ato de brincar  leva a criança  a desenvolver um pensamento critico, promovendo na mesma a construção de novos conhecimentos. É necessário que o educador inclua no ambiente escolar momentos de brincadeiras e jogos, onde estes precisam estar interligados um ao outro.

É importante saber que os momentos de brincar e jogar precisam surgir de forma gradativa na vida das crianças, porque brinquedos e brincadeiras são fontes de interação lúdica e afetiva. O jogo é importante recurso que ajuda a facilitar a aprendizagem.

Todo e qualquer material cria para a criança uma possibilidade de fantasiar e brincar. O brinquedo faz parte da vida da criança. FROEBEL ( 1912) concebe o brincar como sendo uma “ atividade livre e espontânea, responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo. E os dons e brinquedos como objetos que subsidiam as atividades infantis.”

 O objeto brinquedo é um suporte da brincadeira, é a ação que a criança desempenha ao brincar. Assim podemos concluir que brinquedo e brincadeira esta relacionada diretamente com a criança/sujeito e não se confundem com o jogo em si.