Este estudo emerge a difusão da modalidade de ensino denominada Educação a Distância que consiste na mediação das relações entre os professores e alunos onde aqueles ensinam e estes aprendem mediante situações não convencionais, ou seja, espaços e tempos que ambos não compartilham, através da Tecnologia.

A Educação a distancia vem crescendo cada vez mais, tornando-se maior à medida que a população busca educar-se ouatualizar-se profissionalmente devido às rápidas mudanças e transformações sem todos os campos do saber e da vida humana no planeta.

Este trabalho  está dividido em: concepção da educação a distância onde relata sucintamente o que vem a ser EAD e sua importância,a auto aprendizagem, mostrando as principais características  e aspectos da autonomia, da comunicação do processo de aprendizagem  do papel do tutor  e principalmente da Tecnologia e o processo de aprendizagem, Tecnologia e mediação pedagógica e  Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica; 

Pode-se dizer que é difícil falar sobre tecnologia e educação sem mencionar o processo de aprendizagem, pois, a tecnologia uma ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem.

A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica os materiais analisados constarão de dissertações, artigos científicos, livros  de vários autores tais como:Aretio,PrettI , Souza entre outros e documentos que serão coletados na internet.

Através desse processo se permite adquirir e construir conhecimento necessário para elaboração e construção do presente trabalho possibilitando assim uma rica reflexão a respeito da importância das tecnologias e o papel do tutor presencial.

Pesquisa bibliográfica resume-se em realizar uma extensiva leitura em diversas obras, artigos, textos entre outros de modo a se realizar analiticamente uma reflexão a respeito do que já foi produzido sobre determinado tema, possibilitando assim a fundamentação do artigo.

De acordo com  Marconi e Lakatos (2007, p. 43-44) a pesquisa bibliográfica “consiste no levantamento de bibliografias já publicadas sobre determinado assunto em pesquisa”.

A pesquisa vem através de técnicas possibilitar essa busca por uma resposta que seja significativa, visando a resolução de problemas.

Portanto a pesquisa científica é uma investigação relativa a ciência, que através de métodos científicos e aplicações de técnica de pesquisa, nos levam a dedução, conclusão de alguma situação problema.