A Filosofia e a modernidade.

Com advento da modernidade, não é apenas uma mudança radical a respeito da imagem do mundo, mas por outro lado, em diversos aspectos críticos, o evidente questionamento a respeito do fundamento das Ciências modernas ao campo especificamente da natureza.

Em outros fundamentos, os quais devem ser referenciados, numa perspectiva analítica, trata-se naturalmente da constituição das disciplinas multi funcionais em referência as análises interpretativas. O que de fato representa o mundo científico em sua evolução histórica.

A primeira Ciência a entrar em crise, refere-se ao seu modelo paradigmático, a disciplina Matemática, verificando que seus conceitos básicos naturalmente os referentes à aritmética, sem muito rigor epistemológico, a reformulação da lógica e sua determinação como convencionalidade não empírica, mas aplicada essencialmente ao campo da experiência.

Fundamentos epistemológicos, ligados ao desenvolvimento da lógica formal convencional, tende-se a tornar a Ciência mais fundamental de toda interdisciplinar as demais.

 Do mesmo modo em campo empírico a Físico-química em plena evolução com descobertas interessantes, para o desenvolvimento tanto da Física como da Química e o conceito moderno de que na natureza tudo se conserva e concentra energia.

 Portanto, não existe matéria morta, tudo é apenas mudança de estado, confirma-se o fluir permanente da natureza uma lei indelével ao seu próprio fundamento, inspirada inicialmente por Heráclito de Éfeso.   

 O grande físico Planck estabeleceu pela primeira vez na história da evolução do conceito em referência ao termo epistemológico da Física quântica, determinando de forma coerente o conceito da teoria quântica, o que significa etimologicamente a Filologia do quantum.

  Com isso de certa maneira a antiga hipótese da estrutura atômica da matéria foi confirmada, possibilitando uma grande revolução no campo da Física moderna, o que é imprescindível para o futuro das Ciências da natureza.

Possibilitando com essa descoberta, ao lado de Einstein a superação do velho conceito da Física clássica desenvolvida por Newton em consideração a ideia de espaço e tempo absolutos, erros primários da Física clássica.

O que significa que a teoria da relatividade de Einstein revelou tão revolucionária em comparação à Física de Newton, que representou essencialmente o fundamento do mundo científico na aplicação do entendimento representativo.

No campo da epistemologia a respeito do fundamento empírico e o uso do método indutivo, as pesquisas  da estrutura do átomo, princípio fundamental da origem da matéria, o conhecimento  estrutural da  mecânica quântica.

 Sua formulação rápida construída particularmente por Bohr e confirmada pela elaboração de Heisenberg o princípio da incerteza, o relativismo científico, alterando os paradigmas tradicionais, o que levou posteriormente a elaboração de Popper a respeito do princípio da refutabilidade.

Questionamentos posteriores elaborados por diversos físicos entre eles: Einstein, Schrodinger e Broglie, construindo grandes objeções o que constitui ainda hoje, no centro primordial para o desenvolvimento da Física. Para onde caminha o futuro da construção de novos paradigmas, Tomas Kuhn e Paul Feyerabend.  

No campo da Biologia a mudança também é radical, a construção da nova Ciência fundamentada na teoria da tese evolucionista de Darwin, o que é comprovado nos dias de hoje pela comparação de DNA, as diferenças das espécies pela proporcionalidade de um mesmo DNA, o que fundamenta a origem comum de todos os animais.

O princípio da vida é o mesmo, com esse paradigma a superação de outros conceitos paradigmáticos, a metafísica justificava tão somente por uma ilusão, a falta de conhecimento epistemológico, a respeito das Ciências da natureza.

 A evolução no desenvolvimento do tempo, extinguido por um lado, o principio metafísico do criacionismo e por outro, os fundamentos das teorias que defendiam tanto o mecanicismo como o vitalismo, dando as espécies de modo particular ao homo sapiens, apenas o fundamento funcional da vida.

Abordagem da Fisiologia como da Neurociência possibilitaram progressos importantes aos trabalhos desenvolvidos por Pasteur abre caminho para a construção da nova medicina, denominada de moderna, ajudando no prolongamento da vida, particularmente dos humanos.

Por último o grande trabalho elaborado pelo eminente monge Gregório Mendel ao compreender o mecanismo da transmissão hereditária, como essa mecanicidade funciona a respeito dos aspectos evolutivos.

 Todas essas teorias aplicadas ao campo empírico possibilitaram uma grande revolução que está processando nos tempos contemporâneos, cujo ápice é imprescindível à própria evolução do mundo.

   Observação: escreverei tão logo, outro artigo, em referência especificamente ao campo das Ciências do espírito.

 Espero com essa breve introdução ao desenvolvimento do conceito moderno da Filosofia científica dos conceitos, posso ajudar as pessoas entenderem o rumo em que as Ciências dos nossos dias estão construindo em favorecimento a humanidade, particularmente as Ciências da natureza.  

Edjar Dias de Vasconcelos.