Breve crítica sobre o sistema cotista

As ações afirmativas é um projeto que visa igualar as pessoas indepetedentemente de sua raça. É aceita em diversas unversidades públicas e é um tema bastante polêmmico atualmente, por existir diversas vertentes contra ou a favor.
Os fatores apresentados para as cotas raciais são numéricos. Atualmente há mais brancos no mercado de trabalho que negros, e mais brancos que cursam a universidade pública. Devemos salientar o racismo no Brasil que é muito notório, os padrões brasileiros ainda são os mesmos, e o cidadão negro é marginlizado. As oportunidades de uma pessoa de baixa renda são desvantajosas, pois o ensino público não alcança os mesmos niveis de um ensino particular, e as universidades cobram conhecimento bem maior do que o oferecido na escola pública. Diversos são os fatores para a marginalização do negro.
Visando que a lei de cotas a qual reserva-se 25% das vagas, foi lançada somente em 2012, é normal que o número de brancos seja maior, pelo fato de que essa política ainda está sendo efetivada, está em andaento. O sistema de cotas no Brasil, veio suprir mais uma falha no sistema, a qual mostra que o ensino não é igual e as oportunidades não são iguais. Por isso, há diversas criticas, que a nota de corte de ampla concorrência é bem maior do que as de cotas. As cotas sociais seriam mais adequadas, pois como existem negros pobres, também existem brancos, da mesma forma os ricos. E a missigenação no nosso país é constante, existem muitas pessoas que nascem de pele clara mas tem caracteristicas corporais de negros e vice-versa.O sistema de cotas é mais uma distração da politica brasileira para os reais problemas. Em algumas faculdades as cotas são motivos de exclusão, e os negros são alvos de mais preconceito.
Entretanto com a atual situação do país não há outra forma de inclusão racial senão esta, visto que a educação tem poucas chances de progredir assim como o pensamento arcaico do brasileiro que semeia o preconceito. As cotas para concursos publicos são errôneas, há a afirmação de que há menos funcionarios negros que brancos. Sim de fato há mais brancos. Entratanto a politca de cotas entrou em vigor em 2012, portanto a inclusão não foi efetivada ainda. Nos concursos, quanto o negro e o branco, estão no mesmo patamar, na mesma vantagem, que é o curso superior. Não faz sentido incluir somente pela cor pele, sendo que as oportunidades foram as mesmas.