Todos somos cidadãos, nascemos cidadão, reconhecidos nesta "categoria" perante a Sociedade e perante a Lei, a qual, principalmente nos países de orientação política democrática, assegura à pessoa direitos desde a sua concepção. E a cidadania consiste, acredito, primordialmente na geração da vida, na identidade humana e nacional (nascidos no Brasil, homens e mulheres, são cidadãos e cidadãs brasileiros) e nesse amparo e responsabilidades legais estabelecidos em função do respeito à dignidade humana.
Assim, a Educação não é estabelecedora da cidadania, mas um magnífico direito a que tem todos os cidadãos. Contudo, a Educação vai além dessa condição: ela prepara o cidadão, desde a sua infância, para a plena consciência, cultivo e realização de sua cidadania, capacitando-o tambem para o exercício inteligente, responsável, democrático, ético e solidário dessa valor social e jurídico, significativo e inerente ao ser humano.
Nossas escola são, neste contexto, de grande relevância na nobre tarefa ou missão a favor da cidadania, porque promove a cultura, o saber e a praxis de vida, tendo como"plataforma" o desenvolvimento intelectual e social transmitidos de forma transformadora e geradora de novos e espirituais padrões mentais e morais, os quais, sem quaisquer dúvidas, são, e serão sempre, moldadores, ampliadores e consolidadores do significado mais elevado e responsável da Cidadania.

-(Publicado originalmente no Fórum vinculado à disciplina "Introdução à Educação a Distância", do Curso de Bacharel em Teologia da FTBP-Faculdade Teológica Batista do Paraná, em 06 de Abril/2011).
Com adaptações para esta presente publicação no WebArtigos.com