Autor: Hezio Jueston Leandro Filho

Coautor: Marcelo Cleyton Sales do Santos

Coautor: Allan Marcos Nunes Santos

Sabemos que com a evolução social, nos deparamos com a diversa de seja ela cultural, social ou econômica a todo instante, até mesmo no nosso local de trabalho, visto isso, devemos sempre manter ao lado da liberdade de pensamento o respeito perante qualquer tipo de diferença e manter sempre a ética.

            A ética é algo que está na nossa sociedade a anos, como nos ensina Janes Fidélis Tomelin e Noberto Siegel, "ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética e da moral.".

            Mostrando assim sua grande importância na sociedade pois é através dela que temos um bom relacionamento e uma interação entre as pessoas. Para alguns autores é através dela que podemos definir que tipo de pessoa você é ou que tipo de organização uma empresa tem.

            Vale ressaltar que a ética se diferencia da moral mesmo que estes estejam ligados pelo senso comum, porém podemos defini-los, segundo Chauí (1999) como

Ora, a palavra costume se diz, em grego, ethos – donde ética – e, em latim, mores – donde moral. Em outras palavras, ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros. Sócrates indagava o que eram, de onde vinham, o que valiam tais costumes.

No entanto, a língua grega possui outra palavra que, infelizmente, precisa ser escrita, em português, com as mesmas letras que a palavra que significa costume: ethos. Em grego, existem duas vogais para pronunciar e grafar nossa vogal e: uma vogal breve, chamada epsilon, e uma vogal longa, chamada eta. Ethos, escrita com a vogal longa, significa costume; porém, escrita com a vogal breve, significa caráter, índole natural, temperamento, conjunto das disposições físicas e psíquicas de uma pessoa. Nesse segundo sentido, ethos se refere às características pessoais de cada um que determinam quais virtudes e quais vícios cada um é capaz de praticar. Referem-se, portanto, ao senso moral e à consciência ética individuais. (CHAUÍ, 1999, p.340).

            Assim podemos ver que a ética, historicamente, está ligada com a moral, assim ela é como se fosse uma serie de práticas morais já em vigor, onde busca determinar a essência da moral, a natureza e a função dos juízes morais, e também os critérios de justificação desses juízos além do princípio que regem as mudanças e também a sucessão de diferentes sistemas morais. (VAZQUEZ, 200, p.22).

            Temos como sujeito que praticam a ética, qualquer agente que tenha consciência ou que tenha capacidade de discernimento entre o que vem a ser certo ou errado.

            entendendo o que vem a ser ática e qual seu sujeito, podemos entrar no real assunto que vem a ser a ética aplicada no local de trabalho, podemos usa como referência o autor Jeffrey S. Harrison(2005), que coloca tal tema como algo que devemos estar constantemente preocupados, pois ele não se encontra somente em um determinado lugar, como dito já, mas está na própria convivência humana, quando falamos em ética no local de trabalhos, analisaremos quais os comportamentos e atitudes aceitáveis ou não nesse âmbito.

            O pensamento de Harrison, está hoje nas próprias empresas, quando falamos nessa preocupação constante, já que grande parte delas hoje possuem algum tipo de código com relação a ética, onde buscam que seus empregados tenham uma convivência harmônica entre eles usando a honestidade, respeito e seguindo os princípios morais e sociais.

            Temos como um dos primeiros relatos dessa preocupação da ética no âmbito do trabalho por volta da década de 1960 na alemã, segundo Harrison tivemos tal preocupação quando se tentou elevar os trabalhadores a participantes do conselho de administração nas empresas.    

            Porem em 1970 que tivemos um real avanço na questão da ética no local de trabalho já que as faculdades de administração começaram a adotar o ensino da mesma em seus cursos, isso no Estados Unidos.  Tal fato foi de suma importância vista que nessa mesma época tivemos um grande crescimento das empresas multinacionais, que como já falado aqui, acaba juntando todos tipos de culturas e povos, aumentando a diversidade social e ficando quase que obrigatório um código de ética para manter as relações.

            Hoje as empresas tendem a cada vez mais a buscar e manter a ética no local de trabalho, pois somente dessa forma que eles conseguem se manter e competir no mercado atual, tanto mercado internacional quanto o próprio mercado nacional, pois a reputação de uma empresa, hoje, está muito ligada a ser uma empresa seria, com moral e ética, tanto com seus clientes quanto com seus funcionários.

            Como já falamos a ética está ligada com os valores éticos de cada indivíduo, mas nas empresas temos essa diversidade de valores e culturas, assim surgindo alguns problemas inerentes essa diversidade, tais como Assédio moral ou sexual; Intrigas e os Desvios financeiros.

            Lumara Diniz no site "administradores”, listou alguns atos que devemos ter para manter a ética no local de trabalho

Saber ouvir: todos têm algo para falar, e muitas das vezes de onde menos se espera pode surgir algo muito bom, uma ideia inovadora para um projeto.

Saber trabalhar em equipe: "Por trás de um homem competente há sempre outros homens." (Provérbio chinês). Maior diferencial competitivo é o capital intelectual.

Não faça fofocas: falar dos outros pelas costas, não define quem é a pessoa no qual você está falando, mas mostra quem você é.

Chamar atenção de alguém: nunca chame atenção de alguém na presença de outras pessoas, mesmo que você seja um líder, chefe, gerente.

 Humilhar as pessoas: pense muito bem antes de sair humilhando os outros, afinal, ninguém é melhor do que ninguém. 

 Apelidos: isso é uma coisa que muitas empresas proíbem. Exigem que as pessoas sejam chamadas pelo nome ou sobrenome.          

Assim podemos ver que algumas atitudes que podem ser consideradas “comum” como ouvir ou saber conversar e respeitar o outro, são essenciais para mantemos uma boa relação entre os funcionários e também entre funcionários e clientes, devemos também ter um código de ética nas empresas que visem punir ou coibir qualquer tipo de atitude que vão contra a ética profissional ou moral.          

Referências

CHAUI, Marilena. Iniciação da Filosofia. São Paulo: Ática, 2012.

HARRISON, Jeffrey S. Administração Estratégica de Recursos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

TOMELLIN, J. F.; SIEGEL N. Ética: Ética e Educação. 4º Período, 2012.

Ética nas relações no trabalho, Lumara Diniz. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/etica-nas-relacoes-no-trabalho/73845/>