Todo final de ano ouvimos irritantemente as musiquinhas típicas como aquela Que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. No entanto, analisando os fatos, estamos satisfeitos com esse ano?!
                O Brasil está terminando 2009 numa espécie de ‘auge’ econômico. Não por nossa Economia ter crescido 5 ou 6% (o que não ocorreu) mas pelo fato de nossa recuperação da crise ter sido rápida. Fomos um dos últimos países a dizer “A Crise Mundial agora está afetando diretamente nosso país” e um dos primeiros a afirmar “Já voltamos a produzir e consumir números semelhantes aos da estabilidade econômica”.
Segundo o jornal francês Le Monde, nosso presidente Lula foi escolhido como personalidade do ano 2009. Isso é motivo de orgulho. Não adianta negar pois até quem odeia Luís Inácio, lá no fundo sente uma felicidade por notícias como essa. O Brasil todo já está ciente disso: O governo Lula foi melhor que o governo FHC. Pelo menos sobre uma visão generalista de desenvolvimento; e não minuciosa.
                O país, assim como os demais BRIC´s (sigla para se referir aos principais emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e ultimamente África do Sul) depende muito do dinheiro estrangeiro. Por esse e outros motivos é idiotice reclamar que o Brasil cresceu menos neste ano se a média de crescimento do Mundo foi negativa. Só para lembrar, o Planeta não havia passado por isso desde a 2ª Guerra Mundial.
Neste ano vale lembrar também algumas medidas adotadas pelo governo para não desestimular o consumo como a manutenção da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e também por permitir juros baixos e um crédito extremamente grande. O destaque foi sem dúvida, a indústria automobilística.
                Entretanto ao se falar em imposto nos derrotamos por dentro ao saber que somos sugados. O Impostômetro registrou na metade deste mês de dezembro, mais de R$1 trilhão arrecadados. Há muita gente dizendo que é isso que está sustentando alguns setores por aí e eu espero que esse dinheiro não esteja perto dos mensalões, que neste ano de 2009 voltou muito forte à tona.
                Isso foi dito em algumas notícias mundo afora nessa última semana de 2009: O Brasil já é um dos grandes! Devemos acreditar nisso e trabalhar para nós mesmos, para nosso povo e para melhorar uma sociedade marginalizada todos esses anos e que agora está provando que tem relevância nas Questões Climáticas, na Cooperação Diplomática e sobretudo, uma expressiva confiança na sua Micro e Macro Economia.

"O Brasil decola". Capa da Revista britânica The Economist com reportagem especial sobre a superação do país frente a outras Economias da América Latina. Inclusive foi tema do meu trabalho de Semiótica da Comunicação na Faculdade.