Após discutimos um pouco sobre a segurança externa e militar, vamos voltar nossos olhares para a segurança interna no país, a policia federal, militar, civil e a guarda nacional.

          No século 21 começou a fazer parte de nossas rotinas as noticias de morte e destruição, trafico de drogas e corrupção na esfera da segurança publica, talvez estejamos exagerando as coisas, talvez estejamos querendo apenas vender noticias, talvez tenhamos passado a enxergar o mundo a nossa volta agora.

          Enquanto terroristas coloca o mundo sob o medo constante, aqui os traficantes que não são muito diferentes de terroristas decretam toque de recolher, planejam atentados contra policiais e exibem suas armas que representam uma volta ao mundo só observando a procedência das armas encontradas. No final das coisas, será que não somos capazes de deter os traficantes ?

          Somos plenamente capazes de combater eles, pois se fosse o contrario o estado brasileiro já teria caído a muito tempo, porem combater os traficantes não significa juntar a maior quantidade de policiais armados e subir a favela quebrando tudo que vê. Os traficantes não estão nas favelas por questão de obrigação, mais pelo fato de estarem cercado por inocentes e indefesos em um ambiente apertado, o que obriga a policia manter um planejamento em um cuidado para não fazer os inocentes de mártires.

          Um bom exemplo disto podemos ver todos os dias, quando uma pessoa é atingida por uma bala perdida, não importa a origem, é sempre culpa dos policiais, nunca dos traficantes que sem qualquer preparação atiram como animais de quem ameaça o seu ponto de venda de drogas.

          Nosso país será no futuro grande, e como todo o lugar importante, estaremos a correr o risco de grupos externos de interesses exclusos atentarem contra a segurança interna, popularmente chamamos estas pessoas de terroristas, qualquer país esta sujeito a este perigo. Vejamos a indique que em um período recente sofreram atentados brutais contra pessoas inocentes que poderia ter sido atenuado se a sua guarda nacional estivesse preparada para atuar em todo o país em qualquer momento, nos atentados de fato a guarda teve que ser trazida de uma cidade no norte para Munbai que fica bem ao sul do país, um período de translado de quase um dia, e quando falamos em terroristas, um dia pode significar milhares de vidas.

          Por últimos nos encontramos no desafio de qualquer civilização, como corrigir e prevenir a reincidência de crimes pelas pessoas infratoras. Atualmente no país encontramos um sistema prisional baseado na correção, ou seja a pessoa vai prezo com o objetivo de aprender em viver na sociedade novamente, e mais do que obvio que não funciona, por quesitos institucionais e de organização, mais ele é montado com este objetivo. Em visto da natureza humana, nem sempre é possível corrigir, muitas vezes o problema vai muito alem do social, nestes quesito um sistema baseado na correção e ineficiente, mais um sistema baseado na prevenção e na correção seria mais adequado, a prisão com o objetivo de correção seria a meio coercitivo e a prisão no sentido preventivo seria proteger as pessoas de uma outra no qual não haja correção suficiente.

Guarda nacional

          Apesar de ser o mais recente dos grupos de defesa, ele já ser razoavelmente jovem ela é de vital importância. Como vimos na índia nos atentados de mumbai, vimos que uma força de segurança de pronta resposta para todo o país e vital. No mundo de hoje, ate o Brasil esta sujeito a atentados terroristas, e guerra contra traficantes, índios, membros do mst e radicais. Eles devem ter um avião de transporte próprio deles que possa levá-los para qualquer lugar do país a qualquer momento. A guarda nacional deve contar com helicópteros de transporte preparados como BlackHalks e Super Pumas. Alem de em determinados estados, veículos blindados de transporte sobre rodos e UAV’s para monitoria durante combate.

          Suas unidades devem ficar em lugares estratégicos como, uma unidade no Rio de janeiro, Outra no interior de são Paulo, uma em Brasília, outra no rio grande do norte, uma no sul do Mato Groso do Sul e outra no rio grande do sul.

          Pronta ação, preparação e eficiência, para a garantira que o país esteja preparado para qualquer fato que ameace a segurança nacional de forma extrema, alem de proteger o presidente da republica de qualquer ameaça interna e terrorista, protegendo os cidadãos e a economia do país.