Recebi um e-mail, recentemente, que colocava pra fora toda sorte de injúrias sobre nós, os brasileiros. Me pareceu, no primeiro momento, um desabafo de alguém revoltado com uma série de coisas que acontecem, mas, conforme fui lendo, vi que algumas coisas faziam sentido. É claro que não podemos generalizar essas situações. Nem todos praticam tais atos que denigrem a imagem do brasileiro, mas, se você analisar com cuidado vai perceber que tem sempre um fundo de verdade nessas listas.
A mensagem dizia que o brasileiro não podia reclamar de nada afinal, praticava também atos que ajudavam a complicar a nossa já combalida vida social. Infelizmente ele tem razão em alguns aspectos.
Acho que o grande problema está na supervalorização dos nossos direitos e na humilde aparição dos nossos deveres. Temos sempre na manga as mais diferentes reclamações sobre tudo e todos mas, esquecemos as vezes de que somos seres que vivem em sociedade e como tal temos que manter em equilíbrio os deveres e os direitos. Não conseguimos muitas vezes discernir o certo do errado. Não que não tenhamos inteligência para tal, muito pelo contrário. Mas a grande sacada está em achar que é errado quando os outros praticam!
Na lista contundente que recebi estava a seguinte situação: "Brasileiro estaciona nas calçadas e muitas vezes debaixo de placas proibitivas". Ok, analisemos com um pouco mais de critério essa condição. Quando estamos apressados ? e vivemos apressados ? e necessitamos chegar até um determinado local, acabamos, as vezes, por estacionar mal, em vagas não permitidas, sob placas de proibido estacionar, enfim, de qualquer maneira, afinal, temos que resolver nosso problema. Mas e quando vimos um outro carro mal estacionado, ocupando uma vaga não permitida ou sob uma placa proibitiva, o que pensamos? Certamente balançamos a cabeça e dizemos baixinho: ô povinho mal educado. Eis então a lei dos direitos e deveres desbalanceada. Dois pesos, duas medidas.
Aliás eu citei aqui sobre estacionamento em vagas não permitidas por lembrar do recente caso de um cadeirante agredido por reclamar que estacionaram em uma vaga destinada a sua condição. Lamentável ter que ver, ouvir e ainda ver esse tipo de situação acontecendo.
Ainda no campo dos nossos carros e suas vagas maravilhosas, não canso de ver pessoas estacionando em vagas de idosos defronte ao supermercado. Toda vez que acontece, paro e fico só esperando pra ver a idade da pessoa que vai sair do carro. Não preciso nem dizer que, na grande maioria das vezes, os e as motoristas que pulam do veículo teriam idade para ser meus filhos.
Isso tudo é muito triste pois deixa na boca um gosto muito amargo de impunidade.
Será necessário que se crie uma forma de punição rigorosa para que isso pare de acontecer? Não seria muito mais interessante que pudéssemos colocar em prática toda a educação possível e deixar de agir com esse tipo de mesquinhez?
O Brasil está crescendo e se tornando um país desenvolvido. Muita coisa está melhorando e muita coisa ainda tem que melhorar. As vezes achamos que tem muita coisa errada acontecendo nesse  nosso Brasilzão, e tem mesmo, porém, temos que ter em mente que podemos colaborar para que parte dessas coisas sejam solucionadas a partir de nossas atitudes. Nem todas as soluções estão nas mãos dos governantes.
Muitas das ações com cunho educativo e servindo de exemplo para a nossa pequena juventude podem ser praticadas por nós, meros mortais.
Pense nisso e procure não fazer parte da lista mal humorada de coisas horríveis da qual queremos distância e lembre-se: Direitos e deveres equilibrados.
Um abraço a todos,
Estamos a bordo.