Se você pensa que seu plano de saúde não é bom, está enganado! Agradeça por ter conseguido ele.
No filme SICKO (Michael Moore), relata os sistemas de saúde de 5 países (Canadá, Estados Unidos, França, Cuba e Inglaterra), mesmo existindo países que possuem um sistema de saúde gratuita melhor que no Brasil, à também os sistemas que são piores, acredite. Não estou defendendo o governo. 
Assim como nos Estados Unidos, que mesmo um cidadão americano podendo pagar um plano, ele deve passar por uma pré-aprovação, e mesmo tendo que pagar certo valor, eles são reprovados, muitos por possuir doenças simples ou crônicas. Quando possuem o plano e precisam de algum tratamento, eles devem passar por outra avaliação, da qual é muito difícil para ser aprovada. Mesmo a companhia sabendo que a pessoa necessita do tratamento e ele a manterá viva, eles negam, se a pessoa vai morrer, não interessa, eles podem perder um cliente, mas não podem perder seus lucros. Nenhum cidadão possui assistência de saúde gratuita, nenhum!
O Brasil pode ter seus defeitos no sistema que possui – o SUS (Sistema Único de Saúde) – pode não ser o melhor, mas esse sistema deveria ser perfeito, e de uma maneira ou outra, ajuda milhares de brasileiros seja na saúde, na educação, no trabalho, o lazer, enfim, a garantia do bem estar do cidadão, tem o dever de promoção, prevenção e a recuperação da saúde, agradeça cidadão brasileiro, mesmo com filas, meses de espera, falta de médicos e equipamentos nós possuímos um sistema de saúde gratuito. Aqui, não será negado qualquer tratamento ao qual necessite, e quando consegue esse tratamento, você passa a receber o melhor atendimento, com acompanhamento até garantirem de que você esta bem.
Nosso país esta na frente dos Estados Unidos em termos de saúde. Isso é assustador e triste, se você vai morrer, quem se importa além de seus amigos e familiares, as empresas privadas não visam nada mais além do lucro. O nosso governo pode estar visando o lucro (com certeza), mas todos nós cidadãos temos direitos iguais, assim como diz no art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..", para que tenhamos perfeitas condições de vida. E claro que comparado à França, não chegamos perto do sistema deles, a França está sempre na frente em termos de saúde, educação, maternidade, etecetera.

Ana Paula de Vargas